FecharX

Startup de BH lança sistema de controle de resíduos em construção civil

Netresíduos pode ser acessado direto da obra por celular, tablet ou computador



Créditos da imagem: Divulgação
Main 145507 net residuos
Redação Sou BH
20/04/17 às 19:26
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

Da união de duas empresas, uma de consultoria em soluções sustentáveis e outra de tecnologia, surgiu a Netresíduos, uma startup que lançou o software que registra e auxilia o monitoramento de resíduos na construção civil. A spin off belo-horizontina integra o programa de aceleração FIEMG Lab e foi colocada entre as 12 melhores startups do país pelo programa nacional Inovativa Brasil.

O trabalho dos sócios da Netresíduos é focado no direcionamento de resíduos na construção civil, setor que apresenta dificuldades na hora de registrar todo o processo de descarte de materiais utilizados em obras. Um procedimento incorreto pode trazer riscos como multas fiscais e prejuízos financeiros às empresas.

Para facilitar esse trabalho, a plataforma foi criada e pode ser manuseada por meio de celular, computador ou tablet por qualquer funcionário da obra ou da empresa. Entre os benefícios do sistema estão: tornar o registro de controle prático, fácil e confiável; possibilitar que os dados sejam utilizados em análises estratégicas de materiais e custos nas obras; e atender à legislação. 

COMO FUNCIONA 

O sistema tem indicadores, como registro de retiradas de resíduos, total de material coletado na obra, índice de segregação e custo médio por m³. A plataforma também indica o número de CTRs que a obra possui, que são os comprovantes de transporte de resíduo, documento oficial solicitado pelo departamento do meio ambiente para comprovar que o processo foi realizado conforme as regras.

O sistema mostra quantos CTRs estão pendentes na obra, tanto geral quanto por transportador, e também identifica as coletas que não tiveram CTR. Todos esses índices são destacados nas cores verde, amarelo ou vermelho, que alertam sobre a situação atual da obra (veja no exemplo abaixo).

O software também apresenta gráficos em forma de pizzas, que mostram a quantidade de resíduos por mês, acumulados da obra e qual destinação foi dada. A startup ainda oferece um treinamento online para os operadores da plataforma.

O próximo passo da Netresíduos é fazer contatos e formatar uma plataforma própria para a indústria automobilística, metalúrgica e têxtil, que são grandes geradores de resíduos. A startup também planeja atuar na área de saúde, por ser um setor delicado e ter uma grande demanda de controle e destinação correta de materiais hospitalares.

Acesse o site: www.netresiduos.com.br