FecharX

Jogo interativo e guia para passageiros do aeroporto de BH vencem Hackatur 2018

Os aplicativos AIRPP-BH e Traveller foram criados para solucionar desafios propostos pela Ampro e BH Airport, em projeto da Belotur com o Sebrae-MG



Créditos da imagem: Acervo Belotur
Main 210059 hackatur acervo belotur
Redação Sou BH
30/10/18 às 22:21
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

Depois de dois meses de apresentações, mentorias e aceleração, foram revelados os vencedores do Hackatur – Desafio de Inovação no Turismo. Os aplicativos Traveller, da dupla Guilherme Frade da Silva e Alexandre Guimarães Nicolau, e AIRPP, da empresa JMM Tech, foram os campeões da disputa.

O Hackatur é um projeto realizado pela Belotur em parceria com a BH Airport,  Associação de Marketing Promocional (Ampro) e Sebrae-MG. O objetivo é gerar novos modelos de negócios vinculados à cadeia produtiva turística e atividades associadas, além de aprendizado para os participantes. Durante o processo, startups e empreendedores receberam mentorias de profissionais do mercado e foram a campo para pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras para o turismo.

O Traveller foi o vencedor do desafio oferecido pela Ampro, que teve o tema ‘Como avaliar a experiência do turista no evento ou serviço?’. O app, que está em fase de desenvolvimento, vai incentivar o envolvimento do turista com os atrativos e passeios da cidade visitada, usando a linguagem dos games.

A ideia é que o usuário interaja com o local (seja uma cidade ou um evento) como se estivesse em um jogo. Nos roteiros propostos, ele poderá desvendar charadas e receber informações. Os pontos ganhos são transformados em benefícios em estabelecimentos parceiros. Além do contato direto com a Ampro, a equipe levou o prêmio de R$5 mil pela participação.

Já o vencedor do tema proposto pela BH Airport, ‘Como valorizar a cultura de Minas Gerais, Belo Horizonte e Região Metropolitana para o turista?’, foi o AIRPP-BH, apresentado por Ernani Jardim, CEO da JMM Tech.

O objetivo do app é funcionar como um guia geral para o passageiro do aeroporto. Ele terá todas as informações sobre localização, alterações de horários de voos, além das várias opções de transporte para BH, e serviços como lojas, restaurantes, casas de câmbio e atrativos locais. A JMM Tech ganhou um voucher de participação na HSM Expo 2018, uma das principais feiras de inovação e tecnologia do país, que acontece em São Paulo, em novembro deste ano.