FecharX

Tecnologia inédita de internet móvel promete mais velocidade a usuários

Claro avança na oferta de redes de internet e lança o 4.5G



Créditos da imagem: Divulgação/Claro
Main 222900 4.5g
Redação Sou BH
05/02/18 às 12:43
Atualizado em 12/02/19 às 13:32

Especial publicitário - Este é uma material patrocinado*

O ano de 2018 começou bem para a Claro e seus clientes, já que a operadora anunciou o lançamento de sua mais nova tecnologia em redes móveis, o 4.5G. A novidade foi desenhada para ampliar a capacidade de transmissão de dados e de internet nas redes móveis, o que permite, de acordo com a empresa, velocidades médias de navegação 10 vezes maiores do que o 4G convencional.

Como funciona?

A tecnologia 4.5G disponibiliza três funcionalidades técnicas na rede, que, quando suportadas pelos smartphones compatíveis, permitem atingir no móvel velocidades similares às obtidas nas mais modernas redes fixas de fibra óptica. São elas: a agregação de faixas, que une os espectros de faixas do 4G, do 3G, do 2G e até mesmo as oriundas do desligamento da TV analógica; o MIMO 4x4, que consiste no enlace entre antenas e smartphones, sendo 4 antenas de transmissão e 4 de recepção; e a Modulação Avançada 256QAM, esquema que permite a transmissão de um número muito maior de dados simultaneamente.

Para aproveitar a velocidade do 4.5G, além de precisar estar numa das 140 cidades nas quais o sinal foi liberado, também é preciso ter um aparelho com tecnologia mais avançada, que já suporte, total ou parcialmente (2 dos 3 requisitos), as funcionalidades. Entre os aparelhos disponíveis comercialmente que suportam total ou parcialmente o 4.5G, estão:

Samsung: Galaxy Note 8, Galaxy S8, Galaxy S8+,
Galaxy A8 e Galaxy A8+
Motorola: Moto Z² Force
LG: G6
Apple: iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X

Mesmo assim, de acordo com a Claro, a evolução da rede para o 4.5G melhora o serviço para todos os clientes com tecnologia LTE (4G em diante), independentemente da aquisição de aparelhos de última geração.

* as informações são de responsabilidade do anunciante