FecharX

Saiba tudo o que você precisa para obter sua versão digital da CNH

Documento pode ser requerido por qualquer cidadão mineiro e já é aceito em todo Brasil



Créditos da imagem: SouBH
Main 142020 vale esta
Redação Sou BH
31/01/18 às 15:04
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

Por Camila Saraiva

A partir desta quarta-feira (31), a CNH digital já está valendo em todo território nacional. O motorista poderá substituir o tradicional documento por um aplicativo disponibilizado gratuitamente. Será possível, ainda, enviar a carteira até mesmo por WhatsApp, tudo com a chancela do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Curtiu a nova possibilidade, mas não sabe como deixar sua CNH virtual? Confira tudo o que você precisa saber.

- CNH com QR Code

O mais importante é: apenas as carteiras de habilitação com QR Code impresso no interior do documento estão aptas a se tornar digital. Quem se habilitou ou mesmo renovou a carteira após maio de 2017, pode ficar tranquilo - é só olhar no verso da CNH que o código estará lá. Quem não tirou nem renovou o documento nesse período, duas opções: solicitar uma segunda via ou esperar a próxima - e obrigatória - renovação.

- Dados atualizados

Passada essa primeira etapa, outro passo fundamental: atualizar seus dados no Detran. É a partir dessa atualização que o motorista receberá um código de ativação, por e-mail. Portanto, se você não se habilitou ou renovou a CNH nos últimos 15 dias (quando os departamentos de trânsito passaram a já fazer esse cadastro completo), precisa necessariamente atualizar seus dados.

E esse tipo de atualização só é feito presencialmente. Para os belo-horizontinos, é necessário ir à sede do Detran-MG, na avenida João Pinheiro. Segundo o departamento, não é necessário realizar um agendamento. Se você mora em outra cidade de Minas, confira aqui a
lista das unidades. Ah, é preciso que o interessado leve a CNH original.

- Ativar cadastro

Com os dados atualizados, o motorista deve entrar no site do Denatran para fazer o cadastro virtual. Para acessar o link, é só clicar
aqui. Preencheu tudo e finalizou o cadastro? Um link de ativação será enviado para o e-mail do usuário (por isso a necessidade de atualizar seus dados presencialmente!), que deve ser acessado e confirmado. O interessado, então, será direcionado para uma página do Denatran para que seja feito um login com CPF e senha.

Por fim, assim que for realizado o login ainda no site do Denatran, vai aparecer a opção "Ativar Cadastro". 
Um código será enviado por e-mail e o usuário deverá usar esse código na primeira vez que acessar o aplicativo no celular. O código será necessário apenas no primeiro acesso e tem validade de 48h.

- Baixar o app

Com o código de ativação em mãos, chegou a hora de baixar, gratuitamente, o aplicativo. Confira os links: 
Android | IOSNo primeiro acesso, após o condutor digitar o CPF e a senha cadastrada no site do Denatran, será necessário informar esse código de validação enviado por e-mail. 

Em seguida, o usuário também deverá cadastrar o código PIN (quatro números escolhidos pelo condutor). Depois desse registro, a CNH-e poderá ser visualizada no aplicativo. Para garantir a segurança das informações, o código PIN será exigido todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado.
 

Pronto, você já tem sua CNH virtual válida em todo o Brasil!

Rolou alguma dúvida? Clique
aqui.


Página de acesso no aplicativo CNH Digital (Camila Saraiva/SouBH)

É obrigatório?

A nova versão da CNH não é obrigatória para todos os cidadãos e sim opcional. Vale ressaltar, no entanto, que é imprescindível que o motorista apresente a CNH-e ou o documento impresso. A falta da CNH acarreta multa de R$ 88,38, além de três pontos e retenção do veículo.

“A CNH é um documento de porte obrigatório, seja ela digital ou de papel. O documento digital pode ser exportado por WhastApp e ainda verificado por lojas ou departamentos públicos através da leitura do QR Code que acompanha a versão digital da carteira de motoristas. Você só precisa de internet para fazer o download do aplicativo, o resto é tudo feito off-line”, explica o delegado José Marcelo de Paula Loureiro, Coordenador de Administração de Trânsito do Detran-MG.

Vale lembrar que o aplicativo só funciona em um único aparelho de smartphone. Em caso de perda ou roubo do celular, o usuário deverá solicitar o bloqueio do app no portal de serviços do Denatran e fazer um novo cadastro.