FecharX

Referência em inovação no país, Minas Gerais terá o primeiro Censo de Startups e EBTS

O Censo fornecerá informações sólidas que contribuirão para a proposição de políticas e ações de apoio e fomento ao empreendedorismo inovador



Créditos da imagem: Seed/Divulgação
Main 190123 seed   divulga%c3%a7%c3%a3o
Redação Sou BH
10/10/17 às 19:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Um dos principais destaques do país no cenário de empreendedorismo e inovação, Minas Gerais agora terá um raio-x do próprio ecossistema. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), por meio do seu projeto HUB Minas Digital, mapeará os empreendimentos e startups de base tecnológica. Os empreendedores devem clicar aqui.

O primeiro Censo Mineiro de Startups e EBTS (Empresas de Base Tecnológica) será um levantamento detalhado de informações sobre este setor da economia. Além de mapear demograficamente todas as empresas e suas áreas de atuação, o censo compreenderá as potencialidades de cada setor e, principalmente, os desafios desta categoria empresarial para que o Hub Minas Digital formule estratégias para superá-los. 

O questionário disponível para os empreendedores mineiros é composto por seis seções: informações gerais, equipe, dificuldades enfrentadas pela empresa, inovação, parcerias e indicadores econômicos. O Núcleo de Tecnologias e Gestão da Universidade Federal de Viçosa (NTG - UFV) será responsável pela metodologia de mensuração dos dados.

O resultado do Censo será amplamente divulgado junto ao ecossistema mineiro de inovação, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento destes empreendimentos.

Vale lembrar que Minas Gerais já se destaca no cenário do empreendedorismo e da inovação mundial: dispõe do maior número de universidades federais do Brasil; sedia cinco parques tecnológicos; retém o maior número de incubadoras do país – 20 incubadoras em 16 cidades; possui o único programa estadual de aceleração de startups do Brasil – o SEED; o segundo maior ecossistema de startups do Brasil; sedia o maior número de empresas juniores do mundo; acolhe o San Pedro Valley, comunidade de empreendedorismo referência para negócios de base tecnológica no país, e clusters como Santa Rita do Sapucaí e Viçosa.

HUB Minas Digital

O prédio Rainha da Sucata, sede do Hub, será um ponto de referência para a disseminação da cultura empreendedora, da ciência e da inovação no estado. Os 1.460 metros quadrados de área construída serão palco de muitos projetos, descobertas, eventos, aprendizado e amadurecimento de ideias.