FecharX

Casa do futuro! Oficina gratuita ensina como ligar a TV, a luz e ativar o alarme por app

As arenas Code League e Cotemig oferecerão oficinas e estandes sobre automação e Smart House



Créditos da imagem: Reprodução/Fazedores + Cotemig
Main 195240 fazedores
Redação Sou BH
09/11/17 às 21:40
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Já pensou em ligar a TV, apagar as luzes, fechar as cortinas e colocar a pipoca para estourar com apenas um clique? Ou criar você mesmo uma maquete da sua casa inteligente, com alarmes, sensores de movimento e aberturas de portas automáticas? Isso tudo vai ser explicado, mostrado e colocado em prática na Feira dos Programadores do Futuro neste domingo (12). O evento é gratuito e aberto ao público.

Entre as atrações livres, a Arena Cotemig vai levar um estande sobre automação residencial, simulando um cômodo, onde os alunos do curso da escola vão mostrar como funcionam os sistemas inteligentes dentro de casa, controlados por tablet ou celular. “O sistema de automação residencial é baseado em três pilares: conforto, segurança e sustentabilidade. No quesito segurança, você consegue programar que as luzes e aparelhos da sua casa simulem a presença de pessoas mesmo que não tenha ninguém em casa. Isso favorece a segurança preventiva”, detalha ao
SouBH o coordenador técnico da Cotemig, Leonardo Souza. 

Arena Code League

Na mesma linha, a Arena Code League vai promover um desafio entre equipes chamado Smart House no turno da tarde. Os participantes terão que construir, em uma hora, uma casa com sistemas inteligentes, como sensores a laser, luz automática e alarmes. Para isso será disponibilizado para os “makers” peças de madeira e módulos arduínos (placa de prototipação eletrônica) pré-fabricados. 

As montagens terão três tamanhos por equipe: 25x20 cm, 25x15 cm e 25x30 cm, valores que se assemelham ao de uma maquete da época de escola.  

Ambas atrações serão realizadas na Alameda da Educação na Praça da Liberdade neste domingo, das 10h às 16h. 

Palestras

A Feira dos Programadores do Futuro ainda oferece uma série de 
palestras gratuitas. Entre elas, a de Daniele Morreale, que vai dar dicas sobre ser mãe tendo sucesso no próprio negócio; de Marcelo Monteiro, que falará sobre técnicas de autoconhecimento para sair da zona de conforto para assumir de vez o controle da própria vida; de Davi Gouvea, que, com 13 anos, adora programar e criar projeto; entre outras.

Para participar da palestra basta clicar 
aqui.