FecharX

App permite que pais, alunos e comunidade denunciem mau uso do dinheiro público em escolas

Desenvolvido pelo TCE-MG, instituição estadual vai vistoriar e acompanhar todas as reclamações



Créditos da imagem: Soraya Saraiva
Main 202700 18964228123 1236e595db k
Redação Sou BH
27/09/17 às 20:33
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

A tecnologia ajuda o cotidiano de muita gente e não pretende ser diferente com o novo aplicativo do TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais), intitulado como Na Ponta do Lápis. A ferramenta digital tem a função de mediar a comunicação entre escolas municipais, gestores e alunos e pais de alunos, e facilitar o levantamento de problemas internos seja de estrutura, ensino ou serviços oferecidos pela instituição, como merenda escolar. 

Já disponível para ser baixado gratuitamente para o sistema operacional Android, o aplicativo permite que alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral possam responder a questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, material didático, refeitório e diversos outros assuntos. O software estará disponível para IOS, da Apple, até o final deste ano.

O aluno pode fazer um relato com foto e automaticamente o problema é levado pelo sistema ao diretor e secretários do município que tem um prazo inicial de sete dias para responder a solicitação. Com o app, será possível realizar um diagnóstico das instituições, através das respostas, comentários e até anexação de fotos. Assim que cadastrados, os dados serão repassados, em tempo real, para os computadores do TCE, tabulados, classificados e transformados em informações gerenciais.

A ferramenta digital faz parte de um projeto maior do Tribunal que coloca a educação como foco no trabalho da instituição, fiscalizando e acompanhando a destinação dos recursos nas escolas. "O TCE quer conferir se os recursos aplicados na educação estão se revertendo efetivamente em qualidade do ensino público", afirma ao SouBH Luiz Cláudio Diniz Mendes, diretor de comunicação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. 

Com TCE-MG