FecharX

Natureza será o mote do Minas Trend

Evento, que acontece em Belo Horizonte entre os dias 7 e 10 de abril, aposta no potencial criativo do setor



Créditos da imagem: Aber IMG
Main 215823 minas trend aber img mg
O tema "Viva Ciclicamente" aposta no potencial criativo do setor para refletir ações motivadoras mediante o atual cenário econômico.
Redação Sou BH
06/04/15 às 22:00
Atualizado em 01/02/19 às 19:17

Por Daniela Maciel, do Diário do Comércio

Os movimentos cíclicos da natureza inspiram a 16ª edição do Minas Trend, que lança as coleções de vestuário, sapatos, bolsas e acessórios para a primavera/verão 2016, entre os dias 7 e 10 de abril, no Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova (Expominas), no bairro Gameleira, na região Oeste da Capital. O tema "Viva Ciclicamente" aposta no potencial criativo do setor para refletir ações motivadoras mediante o atual cenário econômico.

De acordo com o superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Henrique Câmara Azevedo, 251 marcas estarão no evento, delas, 46 são estreantes. "Esse é um número muito significativo, 5% maior que o da edição de verão 2015. Em um momento em que o país enfrenta uma crise econômica isso é um excelente sinal. Significa que os empresários estão animados e conscientes de que só com muito trabalho é possível superar as dificuldades", afirma Azevedo.

São esperados mais de 15 mil visitantes. Quase 800 convidados vips confirmaram presença, oriundos de todos os estados do país, com exceção do Amapá, e 20 internacionais com origem em Dubai, Irlanda, França, Reino Unido, Austrália, Portugal, Canadá, México, Espanha, Estados Unidos, Japão, Angola, Paraguai, Bélgica, Panamá, Colômbia, Uruguai e Argentina.

A programação abriga 10 desfiles, nos dias 7 e 8, e palestras nos dias 8, 9, e 10. A cobertura do evento será feita por 90 jornalistas especializados. "O Minas Trend está cumprindo seu objetivo principal, de ser uma plataforma de lançamentos e oportunidades. Nosso papel é gerar negócios para as nossas indústrias. Nesse momento complicado é preciso ser arrojado e a Fiemg age nesse sentido", destaca o superintendente da Fiemg.

Sem revelar números, o executivo espera que o volume de negócios seja mantido em relação à última edição de verão. "Difícil fazer uma previsão diante desse novo cenário econômico, mas pelo interesse dos empresários, trabalhamos com a perspectiva conservadora de, no mínimo, empatar com o verão 2015", explica.

Setores

O presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Sindivest), Michel Aburachid, trabalha com a previsão de crescimento de 30% do volume de negócios. "Apesar da crise geral, acreditamos em um resultado expressivo. Vendemos todos os estandes rapidamente e foi criada até uma fila de espera. A exemplo das quatro últimas edições, vamos obter bom resultado também no lançamento primavera-verão 2016. O Minas Trend é o mais importante lançador de moda do Brasil e devemos aproveitar essa oportunidade para mostrar que não estamos de braços cruzados. Vencer a crise requer esforço e dedicação", aponta Aburachid.

O presidente do Sistema Sindijoias Ajomig - composto pela associação das entidades Sindijoias Gemas/MG - Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais e Ajomig - Associação dos Joalheiros, Empresários de Pedras Preciosas, Relógios e Bijuterias de Minas Gerais, Raymundo Vianna, também acredita no sucesso da feira.

"A nossa expectativa é sempre positiva. O grande diferencial do Minas Trend é ser uma feira que se preocupa com a criação, a inovação. Buscamos o design como diferencial. O cliente quer personalidade e preço competitivo. Esperamos que o faturamento cresça entre 10% e 15%, mas o resultado mais efetivo vem depois do evento. Os negócios que começam através de contatos feitos aqui e se concretizam ao longo do ano são de difícil de mensurar, mas são tão ou mais importantes. A alta do dólar pode ser positiva para as vendas para o exterior e ajudar a valorizar o uso de matéria-prima nacional. O importante é que o empresário saiba antever as melhores oportunidades", avalia Vianna.

O Presidente do Sindicato da Indústria de Calçados no Estado de Minas Gerais (Sindicalçados-MG), Jânio Gomes Lemos, também acredita no Minas Trend para superar os resultados negativos apresentados pela economia em 2015. "O Minas Trend é um marco no calendário de moda e negócios do Brasil. O verão é a melhor estação para o nosso setor e esperamos resultados próximos aos do ano passado", completa.