FecharX

Museu da Moda será inaugurado em BH, nesta terça

Primeira instituição pública no Brasil apresentará programação especial, em dezembro



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main 195402 centro de referencia da moda
Museu da Moda de BH será inaugurado nesta terça-feira.
Redação Sou BH
02/12/16 às 16:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:35

Por detrás do mundo da moda, há inúmeras referências artísticas e culturais. Belo Horizonte deu o ponta pé ao fomento da atividade, em 2012, quando surgiu o Centro de Referência da Moda – CRModa. E o próximo passo será dado nesta terça-feira, na inauguração do Museu da Moda – MUMO, o primeiro museu público destinado ao setor no Brasil.

A instituição ficará sediada no Castelinho da Bahia, onde era o CRModa, e presenteará os belo-horizontinos com uma programação especial e gratuita até o dia 15 de dezembro, como a exposição =33 voltas em torno da terra – memória e raízes da indústria têxtil de Minas Gerais.

O primeiro protagonista do museu será o tecido, com destaque para o algodão e a tecelagem plana.  A mostra, que usa parte do acervo da Cedro Têxtil e do Museu de Artes e Ofícios – Mao, remeterá o público a uma fábrica de tecidos.

A conversão do CRModa em MUMO possibilitou que, entre outras vantagens como a preservação da memória, a instituição entrasse para o catálogo do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.

Serviço
Museu da Moda – MUMO
Endereço: Rua da Bahia, 1149 - Centro
Entrada franca