FecharX

Zoo de BH comemora primeira gestação de gorilas na América do Sul

<p>Gravidez de Lou Lou reforça o bom trabalho da Fundação Zoo-Botânica voltado para a reprodução em cativeiro</p>



Créditos da imagem:
Main zoo de bh comemora primeira gestacao de gorilas na america do sul
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

Para todos que vibraram com a chegada de um casal de gorilas ao Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), a notícia não poderia ser melhor: está confirmada a gravidez de Lou Lou, que juntamente com Leon, foi trazida para a formação de um grupo reprodutivo da espécie no zoológico da capital mineira.

A gravidez de Lou Lou apenas evidencia o sucesso da adaptação dos gorilas ao novo lar. Os animais, que chegaram ao Zoológico no dia 12 de outubro de 2013, também têm demonstrado uma convivência bastante pacífica com a gorila Imbi, que vive no Zoo de BH desde 2011.

Segundo Carlyle Mendes Coelho, médico veterinário e diretor do Jardim Zoológico, os tratadores e biólogos da Seção de Mamíferos da FZB-BH vinham observando que a fêmea Lou Lou apresentava comportamento um pouco diferente do que o normal. Estava mais quieta e sonolenta. Alimentava-se bem, mas rejeitava alguns itens que normalmente apreciava bastante, como alguns tipos de suco e verduras. Além disso, foram percebidas alterações na regularidade do seu ciclo estral (cio).

A partir dessas mudanças, foi realizado um teste de gravidez humana como uma ação preliminar. E o resultado foi positivo. A equipe vai continuar com as observações comportamentais de Lou Lou, Leon e Imbi e o teste de gravidez será repetido mais vezes para monitoramento.

De acordo com Carlyle, a reprodução dos gorilas é uma ótima novidade, pois se trata da primeira gestação da espécie em um zoológico sul-americano. É também um fato esperado, pois os animais são saudáveis, estão em idade fértil, e vêm demonstrando comportamentos naturais da espécie, inclusive o de acasalamento. ?A rapidez desse resultado, levando em conta que Leon e Lou Lou foram para o recinto há poucos meses, é mais uma comprovação do bom trabalho de toda a equipe da Zoo-Botânica na manutenção adequada dos animais do Zoo?, comentou. Em 2013, de acordo com o site Gorilla Land, foram registrados 28 nascimentos de gorilas em cativeiro no mundo.

Já o presidente da Fundação Zoo-Botânica, Jorge Espeschit, destaca a relevância da notícia em termos da conservação ambiental. ?Nossos esforços estão sempre voltados para a educação ambiental e a preservação das espécies da fauna e da flora. Nesse sentido, a gravidez de Lou Lou sinaliza que estamos no caminho certo?, afirmou.

Fonte: Prefeitura de BH