SouBH Notícias

Até março de 2018, Aeroporto da Pampulha começa a operar rotas comerciais

Anac divulgou as empresas responsáveis por operar voos comerciais no aeroporto

Redação Sou BH - 14/11/17 as 18:13 - Atualizado em 14/11/17 as 18:24

Foto: Wikimedia Commons

A Anac (Agência de Aviação Civil) divulgou na última segunda (13) a distribuição dos slots (espaços para operações de aeronaves) do Aeroporto da Pampulha. A determinação da agência prevê cinco rotas principais (Brasília, Santos Dumont, Vitória, Congonhas e Goiânia), definidas através da demanda das companhias e válidas para o período entre 25 de março e 27 de outubro de 2018. 

Seis companhias foram oficialmente autorizadas a operar viagens no terminal da Pampulha: Passaredo, Azul, Gol, Latam, Avianca e Two Flex. No total, somando decolagens e pousos, o aeroporto tem capacidade para 11 movimentos por hora, alternando entre aeronaves maiores e menores, podendo chegar a um volume de 264 aviões por dia. Quanto aos passageiros, podem embarcar 300 e desembarcar 360 por hora.

Como funciona o processo?

As companhias aéreas fazem solicitações para operar determinadas rotas. As mais demandadas no caso da Pampulha, com maior número de operações, definiram as rotas principais. De acordo com a Anac, essas rotas ainda podem ser alteradas pelas empresas.

Apesar de definidas, as operações só começam quando as companhias receberem autorização para os voos, e as companhias que quiserem ainda podem antecipar os voos à temporada atual (de inverno), de acordo com seu interesse comercial e dependendo da autorização das pontes.


Outras Matérias