FecharX

Bombeiros identificam falhas em 96% dos imóveis vistoriados no Hipercentro

Ao todo, 268 edificações passaram pela operação na manhã desta quarta



Créditos da imagem: Divulgação
Main 181718 whatsapp image 2017 09 20 at 08.51.48
Redação Sou BH
20/09/17 às 20:32
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

Na manhã desta quarta-feira (20), o Corpo Bombeiros de Minas Gerais realizou uma operação de vistorias em diversas edificações do Hipercentro da capital. A ação faz parte do projeto Alerta Vermelho, campanha que incorpora todo o Estado e tem como objetivo conscientizar proprietários e funcionários sobre a regularização de estabelecimentos. Apesar da iniciativa ter foco preventivo, das 268 vistorias feitas, 96% estão irregulares, sendo um restaurante interditado por risco eminente aos clientes causado pelo armazenamento incorreto dos botijões de gás. 

Entre as irregularidades mais comuns detectadas pela equipe de 83 militares, estão falta do projeto de segurança contra incêndio e pânico, não implementação das medidas, obstrução do acesso aos equipamentos de insegurança, como hidrantes e extintores de incêndio, ausência de iluminação e saídas de emergência. 

Por se tratar de uma vistoria preventiva, os estabelecimentos não foram notificados ou multados. A intenção, segundo os militares, é mostrar o caminho mais fácil para a regularização do imóvel. "Não queremos aplicar multa ou causar transtornos aos locais e sim desmistificar que as questões de segurança são burocráticas e demoradas", explicou ao SouBH o tenente dos bombeiros Pedro Aihara.