FecharX

Vigas e pilares de 10 prédios do Buritis receberão intervenções artísticas em 2019

Propostas de instalações devem ser inscritas até o dia 22 de janeiro



Créditos da imagem: Arquivo Vazio SA
Main 181713 04 cw511 indiscreta
Redação Sou BH
06/11/18 às 18:22
Atualizado em 01/02/19 às 19:43

Olhando para os edifícios da cidade você já deve ter reparado construções que deixam à mostra pilares e vigas, chamados de palafitas. Agora imagina esse cenário todo transformado com obras de artes e intervenções culturais abertas ao público? Essa é a ideia do Festival Cultural Outros Territórios, previsto para acontecer em 2019. O evento vai criar um circuito de visitação às instalações artísticas em 10 prédios do bairro Buritis que podem ser projeções de vídeo, light art, paisagismo, peças teatrais, pinturas, esportes radicais entre outros.

O edital para inscrições dos projetos está aberto até o dia 22 de janeiro de 2019 pelo site oficial. Podem participar estudantes e profissionais das áreas de arquitetura, artes visuais, paisagismo, design e artes performáticas. Os interessados devem apresentar propostas para as 10 palafitas destacadas no edital.

Programação

A primeira fase vai selecionar as propostas finalistas que serão expostas no Viaduto das Artes, no Barreiro, em março de 2019. Depois disso, os projetos passarão por uma análise que discutirá os potenciais patrocinadores para a execução com um orçamento máximo de R$ 20 mil cada. Confira o cronograma completo no site.

Debates

Além do roteiro livre de visitação às obras, o festival pretende incentivar discussões sobre questões relativas à cidade, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação pública e paisagem urbana, e problematizando a gestão da cidade, os passivos ambientais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.