FecharX

Viaduto Santa Tereza será revitalizado

<p>Prefeitura e governo estadual assinam convênio para reformar o espaço</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:37

O Viaduto Santa Tereza vai receber nova cara. O governo do estado assinou hoje (19) um convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte para revitalizar um dos principais símbolos da capital. Serão investidos R$ 32 milhões para restaurar o monumento, tombado como patrimônio cultural na década de 1990.

A estrutura, uma das mais marcantes do cenário urbano de BH, liga o Centro a Região Leste da cidade. Nos últimos anos, ela se transformou em uma paisagem sombria após ser castigada por pichações, sujeira e depredação.

O recurso será ainda será usado para a criação do espaço multiuso do Parque Municipal Américo Renné Gianetti, o Parque Municipal, e de obras de ligação entre a Avenida Cristiano Machado e a Via 710. Do total, R$ 24,5 milhões virão dos cofres estaduais, correspondendo o restante à prefeitura.

O projeto de revitalização do Viaduto Santa Tereza prevê a restauração dos arcos, um palco para apresentações artísticas na parte inferior e banheiros públicos. A reforma deve ser iniciada em agosto deste ano, e deve terminar em julho de 2014.

Já o espaço multiuso no Parque Municipal é também plano antigo, de 2010. O prédio onde funcionava o Colégio Imaco abrigará palestras, apresentações musicais e teatrais, exposições e biblioteca. A obra tem previsão para começar em abril e terminar em setembro de 2014.

Idealizada há 30 anos, a Via 710, que começou a ser construída, tem início na Avenida dos Andradas e termina na Avenida Cristiano Machado. O recurso repassado complementará a intervenção, que deve ter início em outubro, com entrega em outubro de 2014. A Via 710 será um corredor viário de alta capacidade, sem passagem pelo centro, atendendo necessidades de deslocamento da população entre as regiões Nordeste e Leste.

Com informações do Portal Uai