FecharX

Viaduto Leste no Complexo da Lagoinha já está liberado para o tráfego

As obras foram iniciadas em fevereiro de 2015, com investimentos de aproximadamente R$ 61,6 milhões



Créditos da imagem: Divulgação/BHTrans
Main 145620 viaduto
Redação Sou BH
26/07/18 às 14:56
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

Com a conclusão das obras no Viaduto Leste, o trânsito já está livre em todos os sentidos no Complexo da Lagoinha. Na última terça-feira (24), a pista que dá acesso à Praça da Estação, na segunda alça do viaduto, já havia sido liberada. A liberação total agora facilita o tráfego de veículos e do transporte coletivo vindos do Túnel da Lagoinha para a área central.

As obras

Os viadutos do Complexo da Lagoinha se dividem em dois, o que gerou duas intervenções simultâneas. A primeira foi a construção de uma alça no Viaduto Leste, com 160 metros de extensão, que começa no apoio ao lado do FCA (Ferrovia Centro Atlântica), próximo à rua Diamantina, passa sobre o Boulevard Arrudas e desce na avenida do Contorno, em frente ao Shopping Oiapoque, pouco antes da rua São Paulo.

A segunda intervenção foi o alargamento e revitalização do Viaduto Leste, na parte que já existia. O trecho se inicia na avenida Antônio Carlos, atravessa o Complexo da Lagoinha, passa sobre a linha do metrô, continua paralelamente à parte antiga do viaduto e desce até a rua Rio de Janeiro.

Ao todo, foram feitas intervenções em 690 metros do elevado, considerando os dois sentidos do trânsito. Durante as obras, foram instaladas as maiores vigas já utilizadas em viadutos de BH, com 54 metros de comprimento. 

As obras foram iniciadas em fevereiro de 2015, com investimentos de aproximadamente R$ 61,6 milhões, provenientes do PAC Mobilidade.

Como vai funcionar o novo Viaduto Leste

O motorista que transita na avenida Cristiano Machado, sentido bairro/centro, terá as seguintes opções chegando ao Túnel da Lagoinha: 

SAÍDA 1 – Antes do Túnel – Retorno e acesso ao bairro Colégio Batista

Antes do túnel o motorista deve ficar na faixa da direita e acessar a rua Cyro Borja e realizar o retorno ou seguir para o bairro Colégio Batista.

SAÍDA 2 – Acesso à avenida Antônio Carlos

O motorista deve ficar na primeira faixa da direita, dentro do túnel, e acessar a avenida Antônio Carlos.

SAÍDA 3 – Acesso à rua São Paulo (região do Oiapoque) e Transporte Coletivo

O motorista deve ficar na faixa da direita ou a central, dentro do túnel, e acessar a primeira alça do Viaduto Leste, em que é compartilhado o tráfego de ônibus e veículos de passeio. A primeira alça conduz os veículos em direção à rua São Paulo, na região da Oiapoque. 

SAÍDA 4 – Acesso à Praça da Estação

O motorista deve ficar na faixa central, dentro do túnel, e acessar a segunda alça do Viaduto Leste, em direção à Praça da Estação. 

SAÍDA 5 – Acesso ao Viaduto Oeste, avenidas Nossa Senhora de Fátima e Pedro II

O motorista deve ficar na faixa da esquerda, dentro do túnel, e seguir para acessar o Viaduto Oeste ou as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Pedro II. 

Agentes da BHTrans estão monitorando o Complexo da Lagoinha, as avenidas Cristiano Machado, do Contorno, as vias da região do Oiapoque e a operação do MOVE, e orientando motoristas e usuários do transporte público. 

Com a PBH