FecharX

Pista de ônibus na avenida Antônio Carlos é liberada após interdição para obras

Obras no Viaduto Angola e na pista que dá acesso ao Hospital Odilon Behrens foram concluídas nesta semana



Créditos da imagem: Rodrigo Clemente/PBH
Main 150837 viaduto angola
Redação Sou BH
09/05/18 às 15:08
Atualizado em 01/02/19 às 19:32

O tráfego na pista para ônibus da avenida Antônio Carlos sobre o Viaduto Angola será liberado nesta quarta-feira (9), a partir das 12h. No início da semana, todo o serviço de manutenção do local, que estava interditado, foi concluído com a entrega da alça do Viaduto Angola e da pista que dá acesso ao Hospital Odilon Behrens, após recomposição da agulha. 

Sobre a manutenção do viaduto, foi constatada, em vistoria periódica, a necessidade de troca dos aparelhos de apoio da estrutura. Essa interdição começou em fevereiro deste ano para a realização das obras. A manutenção foi executada pelo Consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello, responsável pela construção do viaduto, sem ônus para os governos municipal e estadual.

Entenda o que são os aparelhos de apoio

Os aparelhos de apoio são dispositivos que fazem a transição entre a superestrutura e a infraestrutura. A necessidade de sua utilização ocorre porque quando duas peças estruturais se apoiam uma sobre a outra podem girar (rotação) ou deslizar (translação) uma em relação à outra. 

Esses movimentos de rotação e translação nem sempre podem ser absorvidos por alguma das duas peças, tornando, assim, necessário, um elemento intermediário entre elas, que é o aparelho de apoio. O uso dos aparelhos entre vigas e pilares possibilita a movimentação natural existente entre esses dois elementos, absorvendo os esforços horizontais e de rotações, transmitindo aos pilares os esforços verticais.

O Viaduto Angola

O Viaduto Angola está localizado entre a rua Gonçalo Alves e a avenida Antônio Carlos, próximo ao conjunto IAPI, entre os bairros Lagoinha e São Cristóvão. O Angola possui 87,79m de comprimento e foi inaugurado em 2010 pelo Governo do Estado como parte das obras de duplicação da avenida Antônio Carlos. As obras de duplicação da Antônio Carlos foram concluídas em 2010.

Com a Prefeitura de Belo Horizonte