FecharX

#vemverão! Refresque-se nas cachoeiras mineiras

Aproveite o calorão que vem por aí para se esbaldar nas quedas d´água próximas a BH



Créditos da imagem: Flávio Veloso/ICMBio
Main 194222 destacachoeiras  fl%c3%a1vio velosocmbio
Redação Sou BH
20/12/18 às 11:26
Atualizado em 12/02/19 às 12:01

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

A nova dica do especial férias do Sou BH e da Proauto são as cachoeiras de Minas Gerais, aproveitando a chegada do verão. Pertinho da capital há opções bem legais pra quem é mais aventureiro, ou para os que só querem ficar relax, se refrescando e curtindo a paisagem. Confira algumas opções.

Cachoeira dos Macacos

Cerca de 25 quilômetros separam BH de São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima, mais conhecido como Macacos. O local é cercado por rios e montanhas, responsáveis por deixar muita gente revigorado para enfrentar a cidade. Uma das cachoeiras mais conhecidas é a dos Macacos, com águas claras e uma queda única, de aproximadamente dois metros de altura.

Véu da Noiva

A Serra do Cipó é um dos refúgios mais famosos dos belo-horizontinos, com várias opções de cachoeiras. Pra quem nunca foi lá, a Véu da Noiva é parada obrigatória. Ela fica dentro de uma área de camping da Associação Cristã de Moços (ACM) – excelente para acampar com os amigos ou a família – e, com uma caminhada bem básica, você estará de frente para a queda de 70 metros de altura. Se preferir águas mais calmas, há uma piscina natural refrescante, um pouco antes da cachoeira.

Cachoeira Grande

Outra fonte de contemplação na Serra do Cipó é a Cachoeira Grande, cuja trilha é um pouco mais longa que a do Véu da Noiva, mas a caminhada vale muito a pena. No final, você se depara com as águas tranquilas do rio Cipó, que se agitam ao despencar de dez metros de altura. Na parte mais larga do rio, a dica é o passeio de canoa, que comporta até duas pessoas por embarcação. A Serra fica a cerca de cem quilômetros da capital.

Cachoeira do Castelinho

Pertinho de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, a dica é a Cachoeira do Castelinho, mais conhecida como Cachoeira da Chapada. Ela tem esse apelido por causa das formações rochosas que lembram um pequeno castelo. A queda d’água é pequena, mas é compensada por uma piscina natural. Ela fica no subdistrito de Chapada, a nove quilômetros de Lavras Novas e a 17 quilômetros de Ouro Preto (110 quilômetros de BH). Para se refrescar por lá, é preciso fazer uma trilha que começa ao lado da igrejinha de Santana.

Cachoeira do Rala Bunda

Se o seu passeio estiver embalado pela energia de crianças, a dica é a Cachoeira do Rala Bunda, em São José da Serra (a 95 quilômetros de BH), distrito de Jaboticatubas. A trilha de acesso é fácil, basta margear o rio. Não se esqueça de levar boias para escorregar pelos tobogãs e se divertir!

Atenção e cuidado

Antes de fazer as malas e pegar a estrada rumo à cachoeira escolhida, veja nossa matéria mostrando o que é preciso observar para fazer a revisão do carro e viajar com segurança. Para aprender a economizar com a viagem, clique aqui

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante