FecharX

Veja lista com seis recomendações da Guarda Municipal para ter um carnaval seguro

Não consumir bebida em garrafa de vidro e churrasco em espetinhos são algumas das dicas



Créditos da imagem: Divulgação/PBH
Main guarda municipal divulga%c3%a7%c3%a3o pbh
Redação Sou BH
15/02/19 às 20:44
Atualizado em 15/02/19 às 22:22

Numa época de festas, muita bebida e multidões é preciso ter cuidado para evitar riscos à saúde. Por isso, a Guarda Municipal de Belo Horizonte elaborou uma lista com cuidado essenciais para os foliões garantirem a segurança durante o carnaval.

O comandante da Guarda, Rodrigo Prates, explica que seis cuidados básicos podem ajudar turistas e moradores. “Parece que é pouco, mas são atitudes que, se forem seguidas, vão fazer toda a diferença”, garante.

Confira:  

1 - Não consuma bebida em garrafa de vidro nas aglomerações;

2 - Não compre churrasco servido em espetos durante eventos;

3 - Evite expor seu celular, tirando fotos ou fazendo ligações na multidão;

4 - Leve apenas uma pequena quantia em dinheiro;

5 - Não reaja a provocações ou a brincadeiras indesejáveis;

6 - Planeje seu retorno para casa, verificando desvios e mudanças de pontos de ônibus.

Perigo

As garrafas de vidro e espetos de churrasco, mesmo os de madeira, que parecem inofensivos, podem se tornar armas durante tumultos generalizados, ocasiões que acabam resultando também em danos ao patrimônio público. Já celulares, dinheiro e objetos de valor estimulam a ação de ladrões, podendo resultar em corre-corre e agressões. 

Apoio

As rondas da guarda serão feitas a pé, entre os foliões, e também em viaturas, para dar agilidade ao deslocamento e ampliar a área de cobertura do efetivo durante toda a folia. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte também estará monitorando as ruas por meio da visualização das câmeras.

Além disso, a Unidade Móvel de Segurança Pública da Guarda Municipal também vai captar imagens em tempo real, mesmo durante o deslocamento da van, e enviar instantaneamente para o centro integrado.