FecharX

Veja como instalar enfeites natalinos sem correr riscos

Atenção deve ser redobrada para que não aconteçam acidentes envolvendo energia elétrica



Créditos da imagem: Lucas Nishimoto
Main 200545 par%c3%b3quia nossa senhora do morro   foto  lucas nishimoto 9
Redação Sou BH
12/12/18 às 20:32
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Decoração de Natal tem sempre muitas luzes, pisca-piscas e adornos, mas é preciso cuidado na instalação desses enfeites, já que há risco de choques, curtos-circuitos e incêndios.

De acordo com a Cemig, é muito importante usar equipamentos de boa qualidade com isolamento elétrico e que sejam testados e certificados pelo Inmetro. As lâmpadas de LED são as mais recomendadas, pois são econômicas e não aquecem.

As gambiarras, instalações com diversos fios e adaptadores para ligar diversos enfeites numa única tomada, devem ser evitadas. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio”, explica Demetrio Aguiar, engenheiro eletricista da estatal.

A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção por causa de vento e chuva. É importante proteger os pontos das conexões e tomadas, além de manter a distância de 1,5 metro da rede elétrica da Cemig, nos casos de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores.

“Recomenda-se, ainda, instalar enfeites em locais fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Em caso de árvores de Natal com iluminação instaladas no chão, uma sugestão é criar uma barreira física com caixas embrulhadas de presentes para impedir o acesso aos enfeites elétricos”, orienta o engenheiro da Cemig.

Outras recomendações

- Não instale lâmpadas decorativas fixadas a postes e pontaletes de padrão da Cemig.
- Não use enfeites luminosos próximos a piscinas e em lugares úmidos. Isso evita contato acidental da instalação elétrica com a água.
- Isole os arames das árvores natalinas para impedir a energização acidental.
- Desligue os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa.
- Dê preferência aos enfeites feitos com material impermeável.
- Verifique a proximidade da iluminação decorativa com a rede da Cemig, pois o vento pode fazer os enfeites tocarem a rede.