FecharX

Veja como economizar com seu carro em 2019

Atitudes simples podem render uma boa economia com as manutenções do veículo. Descubra como o carro pode pesar menos no orçamento



Créditos da imagem: Number1411/Shuttertock.com
Main 114735 12.12 economizar no carro number1411 shuttertock.com
Redação Sou BH
11/12/18 às 22:14
Atualizado em 12/02/19 às 12:00

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

A virada do ano é época de se planejar para os próximos 12 meses, e isso inclui o orçamento doméstico. Matrícula e material escolar, IPTU e IPVA devem estar na ponta do lápis. Para 2019, o governo anunciou desconto de 6% pra quem quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores à vista, e estiverem em dia com a cobrança. Aproveitando a deixa, você sabia que é possível economizar ainda mais com seu carro? Veja estas dicas da Proauto para poupar com as manutenções.

Livre-se do peso

Quanto mais peso seu carro tiver que transportar, maior o gasto com combustível e o desgaste com o automóvel. Leve no carro apenas o que for de uso diário, nada além disso.

Calibre os pneus 

Dirigir com pneus descalibrados diminui a vida útil e aumenta de 2% a 3% o gasto de combustível.

Faça revisões regulares

Com as revisões em dia, você evita gastos exorbitantes no futuro. Troque o óleo na quilometragem indicada; faça a substituição das pastilhas de freio sempre que precisar e troque periodicamente o filtro de ar.

Evite mudar de velocidade bruscamente

Ao acelerar o carro bruscamente, o número de rotações do motor aumenta e, consequentemente, o gasto do combustível sobe. Aumente progressivamente a velocidade do carro.

Na estrada...

Nas cidades, andar com os vidros abertos é uma opção mais econômica, pois o uso de ar-condicionado aumenta em 20% o gasto de combustível.

Entretanto, ao transitar em vias com velocidade superior a 60 quilômetros por hora, ligar o ar é uma opção mais econômica. Isso ocorre devido à resistência do ar, que pode atrapalhar a manutenção de grandes velocidades quando dirigimos com os vidros abertos. Com os vidros fechados, o carro se torna mais aerodinâmico e o gasto com o combustível acaba sendo menor.

Carro parado, motor desligado

A quantidade de combustível usada para ligar um carro é, em média, a mesma usada para manter um motor funcionando por dez segundos. Portanto, se o tempo de espera com o carro parado for superior a 10 segundos, é preferível desligar o carro.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante