FecharX

Usuário poderá saber por celular se ônibus está perto

<p>O aplicativo BusAlert permite que as mensagens sejam enviadas em texto e também em som</p>



Créditos da imagem: BHTrans
Main 9 onibus
BHTrans
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

Consultar a situação do ônibus para saber a distância em que ele está do ponto de embarque pode virar realidade em Belo Horizonte. Um sistema de envio de mensagens de textos e áudio através de um aplicativo de celular promete ajudar a diminuir o tempo de espera no ponto de ônibus.

O serviço, já em funcionamento em São Carlos, São Paulo, permite que as mensagens sejam enviadas em texto e também em som. Cerca de mil pessoas já estão cadastradas no sistema do BusAlert em São Carlos e também em Campinas. Para ter acesso aos dados é preciso se cadastrar no BusAlert.

O BusAlert funciona em qualquer celular, pré ou pós-pago, com capacidade de acesso a pacotes de dados, que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME.

Para utilizar o BusAlert é necessário ter um pacote de transmissão de dados habilitado para o aparelho celular e que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME.

Para baixar o programa o usuário deverá mandar um torpedo (SMS) de acordo com o sistema operacional de seu celular. Para celulares que rodem jogos ou programas em JAVA deve ser enviada a frase Instalar BusAlert Java, para o sistema operacional da Google muito comum nos celulares mais novos a frase é  Instalar BusAlert Android e para o sistema tradicional para alguns modelos Instalar BusAlert Windows. Em seguida o Sistema retornará ao usuário uma mensagem com o link para efetuar a instalação, ou o telefone do Suporte, caso tenha alguma dificuldade na instalação.

Depois de baixar e instalar o programa, para utilizá-lo basta inserir o número da linha de ônibus desejada, ou das linhas e o número do ponto de parada de ônibus, onde o usuário se encontra. O sistema informa na tela do celular a distância, o tempo estimado de chegada e o número de pontos que o ônibus se encontra, naquele momento, até o ponto onde o usuário informou. Não é necessário estar no ponto para receber esta informação.

Em Belo Horizonte, segundo a BHTrans, o dispositivo ainda será testado e o piloto está sendo analisado junto á Comissão do Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência.