FecharX

UFMG vai promover feira de adoção de cães de gatos

<p>Vinte animais recolhidos dentro da universidade serão expostos neste terça-feira (16)</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

Cerca de 20 animais - quinze gatos e cinco cães -, todos resgatados dentro do campus Pampulha, serão expostos na Feira de Adoção de Animais, que a ONG BastAdotar e a Comissão de Controle de Zoonoses da Fafich promovem nesta terça-feira (16), na Praça de Serviços do campus. É a primeira iniciativa do gênero na UFMG.

Além da adoção dos animais, o objetivo é divulgar um projeto de controle ético de população animal nos campi. A feira, que vai acontecer das 10h às 15h, é realizada em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e com a Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg).

A proposta, de acordo com Mailce Mendes, diretora-presidente da BastAdotar, é mostrar um modelo de convivência pacífica com os animais na universidade, "lugar de produção de conhecimento mas também de reflexão sobre a questão dos animais na contemporaneidade e os desequilíbrios ambientais".

?Muitos dizem que a universidade não é lugar para gatos ou cães, mas os animais vêm em busca de sobrevivência ? e nós, os chamados seres cientes, racionais, temos a obrigação moral de fazer algo para resolver o problema que não seja a simples matança: até porque matar um animal é crime pela Lei Federal 9.605/98?, explica Mailce, que é secretária do Centro de Extensão da Fafich.

Para os integrantes da ONG, não há caminho para resolução do problema que não passe pelo envolvimento de toda a comunidade. A proposta é que se criem grupos semelhantes em outras unidades para recolher, castrar e encaminhar os animais para adoção.

A BastAdotar é formada por docentes, funcionários e alunos da UFMG e por protetores independentes que atuam de forma presencial ou virtual. Em quatro anos de existência do Grupo de Controle de Zoonose, de onde se originou, criado por portaria na Fafich, em 2009, a BastAdotar já encaminhou mais de 400 animais para adoção. Quase todos foram adotados em feiras de outras ONGs e também pelas redes virtuais, já que a BastAdotar está no Facebook.