FecharX

UFMG caminha para o sucesso na vacina contra a dengue

<p>Os testes iniciais foram concluídos em dezembro</p>



Créditos da imagem:
Main 14 vacina
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

A partir de um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2006, os pesquisadores já tem boas perspectivas sobre o desenvolvimento da vacina contra o vírus tipo 3 da dengue. Os testes iniciais, concluídos em dezembro do último ano, apontam resultados promissores. O medicamento utiliza o mesmo componente viral que resultou na erradicação da varíola.

De acordo com Flávio Guimarães da Fonseca, coordenador da pesquisa, outras vacinas já são testadas no país, mas a produzida pela UFMG tem a vantagem de ser um produto nacional. ?O objetivo é oferecer um produto melhor, tanto em proteção, quanto em custo. Uma vacina gerada aqui não passa por parceiros internacionais, portanto seria mais barata", destaca Flávio.

Mesmo com as inúmeras campanhas de prevenção e alerta para as causas e riscos da doença, os números são assustadores. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 50 e 100 milhões de infecções com dengue ocorrem no mundo a cada ano. Na capital mineira, a contaminação também apresenta um quadro expressivo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2013, foram confirmados mais de 95 mil casos de dengue somente em Belo Horizonte.