FecharX

Tropeiro cai no gosto do torcedor em BH

<p>Pratos típicos fazem sucesso na Fan Fest no Expominas</p>



Créditos da imagem:
Main 2506 tropeiro
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 18:58

Turistas e belo-horizontinos que passarem pelo Belo Horizonte FIFA Fan Fest, no Expominas, além de terem a oportunidade de assistirem aos jogos e aproveitarem os diferentes shows, terão a chance de experimentar um típico prato da cozinha mineira, o famoso feijão tropeiro.

Comida mais vendida no cardápio do evento, o feijão misturado com farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos e couve faz sucesso com mineiros e estrangeiros. Em oito dias de funcionamento da Fan Fest, já foram feitas mais de 1,5 toneladas de tropeiro, somando um total de cerca 14 mil pratos vendidos.

Pela segunda vez na Fan Fest, Patrícia Rodrigues acompanhada da sobrinha Fernanda Moreira, foi experimentar o prato e ficou satisfeita. ?Tropeiro é tudo de bom. E esse daqui está aprovado?, disse. Elas acompanharam os lances das partidas entre Itália e Uruguai e Costa Rica e Inglaterra. Depois, curtiram o show da banda Sunga de Pano.

O conhecido pão de queijo, guloseima tradicional de Minas, também não podia faltar, e é outro item muito procurado pelos que chegam para participar do evento. Aproximadamente 300kg já foram comercializados. Há ainda outras opções, como mini-pizzas, hambúrgueres, sanduíches naturais, doces e picolés para os torcedores não precisarem deixar a festa para ?matarem? a fome. Água, cerveja e refrigerante são vendidos em sete pontos de atendimento espalhados pela arena. No total, já foram vendidos mais de 225 mil unidades.

Para Adelmo Pinheiro da Cunha, que está trabalhando em uma das três lanchonetes da Fan Fest, ter a oportunidade de estar nesta festa é única. ?Parece um trabalho cansativo, mas é bem divertido. Tive a oportunidade de ouvir cantores que só via pela televisão, e de conhecer muita gente nova. Pensei também que teria dificuldades para me comunicar com os estrangeiros, mas com jeitinho, sempre nos entendemos?, brincou.

Além das lanchonetes localizadas nos pavilhões, há também um restaurante, no foyer do nível 3 do Expominas, que serve almoço e jantar, no formato buffet livre, ou seja, o freguês pode servir-se de toda a variedade de pratos disponíveis por um preço único e com uma bebida não alcoólica incluída. Funcionando das 12h às 20h30, são cerca de 1000 refeições por dia de evento, atendendo também os funcionários em serviço na festa. Filé mignon grelhado com molhos diferenciados, lagarto e filé de frango são algumas das opções de carne já oferecidas pelo restaurante nos dias de evento. Túlio Montenegro, chefe de cozinha do restaurante, conta que o cardápio cada dia é diferente. ?O tempo todo utilizamos a criatividade?.

Cerca de 160 pessoas, entre atendentes de bar e lanchonete, cozinheiros, auxiliares de cozinha e operadores de caixa, trabalham para garantir o fornecimento de alimentos e bebidas ao público na Fan Fest. Essa operação é realizada por meio da parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG).

Fonte: Secretaria Municipal Extraordinária para a Copa do Mundo