FecharX

Risco de desabamento interdita trecho da BR-356, próximo ao Trevo do Belvedere

Trecho na BR-356 está sendo avaliado pelos órgãos competentes para que sejam eliminados os riscos



Créditos da imagem: Divulgação/Defesa Civil
Main 160637 abatimento defesacivil
Redação Sou BH
14/03/18 às 17:17
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

O motorista que precisa passar pela BR-356, logo na continuação da avenida Nossa Senhora do Carmo em direção ao BH Shopping, deve ter paciência. Um trecho na altura do Trevo do Belvedere, na região Centro-Sul de BH, foi interditado na manhã desta quarta-feira (14) por risco de desabamento. Uma operação de estudos de sondagem está sendo realizada no local em decorrência de uma deformação na plataforma da estrada, o que provocou trincas na via. 

Duas pistas da via sentido Rio de Janeiro foram interditadas entre o supermercado Super Nosso e o Trevo do Belvedere para a realização dos trabalhos. 
Em nota, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) confirmou que, depois de receber uma notificação da Defesa Civil de Belo Horizonte, realizou inspeções no local e constatou trincas no pavimento, que foram seladas na última terça-feira (13). 

Na manhã desta quarta-feira, duas pistas da BR-356 foram interditadas para a realização de uma avaliação em conjunto com a Defesa Civil e a Prefeitura de BH para definir o tipo de intervenção que será realizada para prevenir o desabamento. 
Ainda não há previsão de liberação da via.

Ameaças

Além dos motoristas que transitam pela rodovia, o desabamento da pista sustentada por um muro de arrimo pode atingir 15 casas situadas na região. "Nesta manhã, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e a Defesa Civil iniciaram uma operação para notificação e retirada de pessoas que estão expostas aos riscos", 

A Urbel também informou, através de nota emitida pela Defesa Civil, que "a primeira abordagem da equipe técnica foi para solicitar a saída imediata do local. Cada caso está sendo analisado individualmente. Algumas famílias serão encaminhadas para o Programa Bolsa Moradia, outras estão sendo orientadas a ir para casa de parentes. Ao todo 15 casas serão interditadas".

Cabe agora ao DEER-MG implementar ações de mitigação de risco e de recuperação do local.