FecharX

Alunos e profissionais de faculdades na Vilarinho recebem treino para casos de alagamento

Seguindo recomendação da ONU, Defesa Civil faz palestras de autoproteção e proteção comunitária



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
25/09/17 às 14:30
Atualizado em 01/02/19 às 19:07


Divulgação/Defesa Civil + Reprodução/WhatsApp

A Defesa Civil de Belo Horizonte realiza nesta segunda-feira (25) treinamento de alunos e profissionais de instituições de ensino nos arredores da avenida Vilarinho, na região de Venda Nova. A prática segue recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas) e visa minimizar os riscos de possíveis alagamentos com a chegada do período chuvoso, a partir do próximo mês.

Nesta manhã, profissionais da Defesa Civil visitaram a Faculdade Pitágoras, em Venda Nova. O
 objetivo da ação é promover uma cultura de prevenção com o uso de sistemas de alerta precoce, percepção do risco e adoção de medidas de autoproteção e proteção comunitária. As palestras seguem a recomendação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres, consolidado pela ONU.

Na última semana, alunos e profissionais do Centro Universitário Una Linha Verde receberam a capacitação. Ao todo, cerca de mil alunos foram contemplados. No ano passado, fortes chuvas alagaram a região, chegaram a deixar alunos e moradores ilhados em veículos. Uma cena com um ônibus cercado por água rodou todo o Brasil.

Especialmente as áreas da Bacia do Isidoro (córregos Vilarinho, Marimbondo e Lareira) podem ser afetadas por alagamentos e inundações nessa época do ano, segundo a Defesa Civil. O órgão realiza medidas de prevenção na Vilarinho, como limpezas e desobstrução de bocas de lobo, e criou um
canal pela rede social Telegram para emitir alertas a moradores e quem passa local.