FecharX

Todos no combate à Dengue!

Plataforma na Internet ajuda a registrar possíveis focos do Aedes aegypti



Créditos da imagem: Divulgação
Main 194437 foco de dengue
Site ajuda a mapear possíveis focos do Aedes aegypti.
Redação Sou BH
18/04/16 às 19:44
Atualizado em 01/02/19 às 19:28

Criado pelo mineiro Vinícius Fonseca, em março deste ano, o site Foco de Dengue  já é uma das mais novas ferramentas no combate ao mosquito que se tornou o inimigo número um dos brasileiros: o Aedes aegypti.

Funciona com um cadastro, o visitante fornece seu nome e e-mail, o endereço do possível foco, e pode fazer um comentário ou postar uma foto sobre sua denúncia. 

Com uma ideia de colaboração entre os cidadãos, o site permite essa interação mais ativa com os moradores da capital, que podem mandar fotos dos possíveis criadouros, ajudar na eliminação dos focos, solicitar a visita de agentes de saúde e entrar em contato com o responsável pelo local.

Mas com o intuito de realmente prevenir a população, a plataforma ainda é uma forma de conhecer os locais na capital e no Brasil, que ainda possuem focos do causador do Zika, Chikungunya e da Dengue. Na aba de Incidências no site, o usuário tem acesso a todos os registros, podendo utilizar das ferramentas que permitem informar se o foco precisa de um agente, se foi eliminado, ou era falso. Dessa forma, fica mais fácil todo mundo se unir na luta contra o Aedes.