FecharX

Tirar a carteira de motorista em BH não está fácil

<p>Índice de reprovação chega a 67%</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 18:58

Os belo-horizontinos vêm sofrendo com o rigor para tirar a carteira de motorista. O índice de reprovação na capital e região metropolitana chega a 67%. No ano passado, dos 422.827 exames aplicados, apenas em 137.224 os motoristas conseguiram garantir o documento. Os dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) foram divulgados pelo jornal Estado de Minas nesta quarta-feira (20).

Segundo a reportagem, em Minas, a média de reprovados é de 64%, dado superior ao registrado, por exemplo, no Rio de Janeiro, de 51%. A lei federal determina que sejam aprovados pelo menos 60% dos candidatos.

Tanto o Detran, quanto os donos de centros de formação de condutores acreditam que o curto período de treinamento antes do exame é a principal causa da reprovação em todo o país. Para eles, as 20 horas/aula exigidas são insuficientes para preparar o candidato. Seria necessário o dobro de carga horária para o aluno aprender a dirigir e ganhar confiança.

A proposta de aumentar a carga horária de 20 para 40 horas/aula deverá ser analisada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Com informações do Jornal Estado de Minas