FecharX

Teste que diagnostica malária já está disponível

<p>Um curso vai preparar profissionais de saúde para teste rápido</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

Um teste que é capaz de diagnosticar a malária em até 30 minutos já está disponível para distribuição pelo Ministério da Saúde e já pode começar a ser usado em todo Estado de Minas. Um treinamento realizado na Fundação Ezequiel Dias (Funed) na próxima sexta-feira (7) vai preparar profissionais envolvidos nos Núcleos de Vigilância Epidemiológica do Hospital Municipal Odilon Behrens, do Hospital Mater Dei e do Programa Municipal Saúde do Viajante de BH para utilização do teste.

Segundo a chefe do Serviço de Doenças Parasitárias da Funed, Andreza Marcelino, deverá ser usado prioritariamente em situações emergenciais como pode ocorrer em eventos de massa previstos para serem realizados em Minas nos próximos meses. ?O teste rápido dispensa uma estrutura laboratorial, uma vez que o resultado é indicado entre 15 e 30 minutos. Essa agilidade no diagnóstico é essencial, já que é esperado um aumento na demanda de atendimentos devido à grande circulação de pessoas durante a Copa do Mundo no Brasil?, afirma.

A Funed é responsável pela distribuição do teste rápido e também pelo monitoramento de toda rede laboratorial em Minas Gerais, por meio de controles de qualidade, treinamentos, supervisões e consultorias técnicas, sendo reconhecida pelo Ministério da Saúde como referência estadual no diagnóstico da malária. Em minas ele será usado, principalmente, para atender as emergências em horários não comerciais, feriados e finais de semana. O teste rápido será distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde (MS) e faz parte do programa de redução de morte por malária no Brasil.

Sobre a Malária

A malária, também conhecida como paludismo, é uma doença típica de países tropicais. No Brasil, por exemplo, é comum na região da floresta amazônica, fazendo vítimas todos os anos. No ano de 1999 foram registrados, no Brasil, 635.644 casos. Neste mesmo ano foi lançado o Plano de Intensificação das Ações de Controle da Malária na Amazônia Legal, região responsável por 99,5% dos casos de contaminação, naquela época, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).