FecharX

Teste do olhinho pode se tornar obrigatório em hospitais das redes pública e privada de BH

Atualmente, o teste do pezinho é o único exame neonatal obrigatório no país



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
15/09/17 às 20:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:07


Marcello Casal/Agência Brasil + Divulgação/Hospital Dois Pinheiros

Projeto de lei em tramitação na Câmara dos Vereadores de BH pode garantir a obrigatoriedade do Teste do Reflexo Vermelho, popularmente conhecido como teste do olhinho. A medida seria aplicada nas redes pública e privada da capital mineira. A proposta recebeu parecer favorável em 1º turno na Comissão de Saúde e Saneamento e segue em apreciação pela mesa diretora.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, cerca de 80% dos casos de problemas de visão na infância podem ser evitados com o acompanhamento adequado. A proposta, de autoria do vereador Osvaldo Lopes (PHS), tem o objetivo de certificar que toda criança nascida em hospitais de BH passe pelo teste do olhinho em até 48h após o nascimento, garantindo uma maior eficiência na detecção e tratamento de possíveis doenças. A obrigatoriedade do exame valeria para as redes pública e privada.

O teste é simples e indolor. O olho do bebê é iluminado por um feixe de luz, que deve refletir uma luz vermelha. Quando este reflexo é embaçado ou esbranquiçado indica a presença de algum problema oftalmológico. A partir deste resultado, os pais devem procurar um diagnóstico mais completo com um oftalmologista. 

O mais conhecido dos exames neonatais, obrigatório em todo o país desde 1992, nas redes pública e privada, é o teste do pezinho. Esse exame é essencial para o diagnóstico precoce de seis tipos de doenças. Um projeto em tramitação no Senado tem o objetivo de ampliar a abrangência desses exames para a detecção de mais tipos de enfermidades.