FecharX

Que friooo! Sensação térmica chega a -1°C em BH e fim de semana terá manhãs geladas

Ainda sem previsão de chuva, próximos dias serão de temperaturas amenas, mas com ar muito seco, o que exige cuidados do belo-horizontino



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main 135426 bh
Redação Sou BH
25/08/17 às 14:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:05

Se você sentiu dificuldade para sair da cama nesta sexta-feira (25), não se culpe! A sensação térmica em Belo Horizonte chegou a ficar negativa: -1°C para ser exato. E o fim de semana não deve ser muito diferente, a previsão é que a sensação fique por volta de 2°C.

Voltando a sexta-feira, a meteorologia prevê um aumento de temperatura entre o fim da manhã e a tarde, podendo chegar a 26°C. Além de se agasalhar bem, o belo-horizontino deve ficar muito atento hoje e durante os próximos dias ao tempo seco: o índice pode chegar a 30% durante o dia, o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como estado de atenção.

“Uma massa de ar seco vai predominar no fim de semana no Estado todo”, explica ao SouBH o meteorologista do Tempo Clima, Claudemir Félix. O especialista alerta que o belo-horizontino precisa se manter muito hidratado e que apenas durante a noite a umidade pode dar um alívio, podendo chegar a 70%.

A Defesa Civil faz algumas recomendações importantes em dias de umidade muito baixa para amenizar os efeitos do tempo seco: 
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;

Fds nas cobertas

Sobre os dias de folga, é possível resumir de duas formas: manhãs geladas e o resto do dia sem chuva. O combo “céu ensolarado, temperaturas amenas e zero chance de chuva”, como define a meteorologia, pode ajudar no churrasquinho ou no passeio ao ar livre. 

Mas as manhãs continuam geladas com a sensação térmica chegando a 2°C. A máxima para sábado e domingo chega aos 25°C e a mínima fica nos 9°C.