FecharX

Tempestade solar pode atingir a Terra

O fenômeno é o resultado de erupções da massa solar



Créditos da imagem: Divulgação
Main sol 20140912133903
Erupções solares podem atingir a Terra
Redação Sou BH
12/09/14 às 13:55
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

Uma tempestade solar está chegando na Terra e pode atingir os meios de comunicação, a informação é do centro americano de Previsão do Clima Espacial. Os rádios de comunicação por GPS podem sofrer irregularidades em seus sinais.

O fenômeno é o resultado de erupções da massa coronal da superfície solar. A primeira aconteceu na noite de segunda-feira, e a segunda, na quarta-feira de tarde. Essas erupções interferem no campo magnético terrestre. Ambos os eventos desta semana ocorreram em direção à Terra. Sendo assim, o centro americano de Previsão Espacial prevê que pode acontecer tormentas com maior intensidade nos próximos dias.

Em 2012 o sistema de redes elétricas foi ameaçado por uma forte tempestade semelhante a esta. Segundo a Nasa, o fenômeno ocorrido em 2012 poderia ter levado a Terra ao século XVIII quando ocorreu uma tempestade solar, que ficou conhecida como “evento Carrington”. Tais efeitos atualmente provocariam danos irreparáveis na sociedade atual que é totalmente dependente de energia elétrica e eletrônica.