FecharX

Teatro Clara Nunes será revitalizado em BH

<p>Espaço está desativado desde 2009</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

O Teatro Clara Nunes será revitalizado por meio de uma parceria entre o Governo de Minas e o Serviço Social do Comércio (Sesc). O anúncio foi feito pelo governador Antonio Anastasia, durante a entrega do Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas ? Cena Minas, que beneficiou 45 projetos culturais de todo o Estado com R$ 1,34 milhão em recursos do Governo de Minas.

Segundo Anastasia, o termo de cooperação com a Fecomércio, por meio do Sesc, para o início das obras de restauração do Clara Nunes, propriedade da Imprensa Oficial, será assinado nos próximos dias. A modernização do espaço é uma reivindicação do setor cultural mineiro.

?Toda essa infraestrutura é para fazer de Minas Gerais, cada vez mais, uma referência cultural tão especial entre nós. Esse esforço é para que a dança, o circo, o teatro tenham bons locais em nosso Estado e essa é a responsabilidade que o governo tem, que o poder público tem, de trazer as atividades culturais e parcerias. É uma responsabilidade de que eu não abro mão?, destacou o governador durante o pronunciamento.

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, explicou que o projeto executivo para as obras no Clara Nunes está em desenvolvimento e, após a conclusão, serão definidos os investimentos necessários. ?O Sesc tem sido extremamente parceiro no diagnóstico para as melhorias desse grande patrimônio de Minas, que é o Teatro Clara Nunes. Também já se comprometeu com o investimento que for necessário para essa melhoria. O teatro ganhará muito, não só em qualidade técnica, mas também do ponto de vista de acessos, parte de doca, de serviços relacionados ao produtor e ao artista?, destacou.

Fechado ao público desde 2009, por determinação do Ministério Público, para que fosse adaptado às regras de acessibilidade e segurança, o Teatro Clara Nunes seguirá agora, segundo o governador, o mesmo exemplo do Teatro Sesc Palladium, que foi reaberto ao público após reforma em suas instalações, e de outras revitalizações em espaços culturais no Estado.

?Em termos de teatro, fico muito feliz que a capital tem conseguido novos equipamentos, como o recente Teatro Arena do Bradesco-Minas Tênis, o próprio Sesc Palladium, o antigo Cine-Teatro Brasil, na Praça Sete. Vamos, mais uma vez, reformar o Palácio das Artes, as obras da Casa da Orquestra, no Bairro do Prado. Isso significa um movimento de revitalização em Belo Horizonte e também no interior?, completou o governador Anastasia.

Inaugurado no início da década de 1960, com o nome original de Cine Teatro Imprensa Oficial, em 1993, após reformas, passou a se chamar Teatro Clara Nunes. Com capacidade para 400 pessoas, tem formato italiano e foi ponto de encontro e convívio de intelectuais e artistas que sobressaíram nacionalmente.

Com Agência Minas