FecharX

Pra sempre! Taxistas estão liberados para usar Move da avenida Cristiano Machado

Após três meses em teste, pista é liberada de forma definitiva para a circulação de táxi



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
10/10/17 às 13:21
Atualizado em 01/02/19 às 19:09


Adão de Souza/PBH

A pista Move da avenida Cristiano Machado, antes exclusiva para ônibus, agora está definitivamente liberada para taxistas. A BHTrans iniciou os testes no fim de junho e, durante o período, foram realizados estudos e não houve impacto significativo na operação e no desempenho dos coletivos no trecho liberado. Segundo a administração municipal, a medida atende a uma reivindicação dos taxistas.

Somente o táxi com passageiros a bordo pode circular na pista do Move da avenida Cristiano Machado. É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor ligado. O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus. Os acessos de entrada e saída na pista Move são sinalizados. A pista de ônibus da avenida Cristiano Machado possui equipamentos de fiscalização eletrônica que monitoram o respeito aos limites de velocidade na via, que é de 60 km/h.

Resultados dos testes

Os resultados apurados durante o período de teste demonstraram que praticamente não houve interferência no tempo de viagem e na velocidade dos veículos Move. A BHTrans realizou campanhas educativas para implantação do novo serviço. A segurança viária foi preservada, atendendo os limites de velocidade e travessias de pedestres seguras, e nenhum acidente foi registrado nos 90 dias de testes.

Foram feitas fiscalizações com agentes da BHTRANS, da Guarda Municipal e do Batalhão de Trânsito da PM. 
Desde a liberação da circulação de táxis na busway da Avenida Cristiano Machado, a BHTRANS não constatou nenhum acidente com a participação de táxis.

A medida que libera a pista definitivamente foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de sábado (7).

Com BHTrans