FecharX

Tatuados podem doar sangue?

<p>Para evitar contaminação, o doador deve respeitar o prazo de 12 meses</p>



Créditos da imagem:
Main tatuados podem doar sangue
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

Tem uma pergunta que sempre passa pela cabeça da maioria dos tatuados: será que posso ser doador de sangue? Sim, os tatuados podem doar, porém eles serão vetados nos primeiros dozes meses após a aquisição do desenho.

Não existe preconceito. Essa medida é uma precaução para evitar o risco de contaminação do sangue doado por doenças transmitidas pelo sangue ou pela agulha do tatuador caso as condições de higiene do estúdio não sejam respeitadas.

Após o prazo, que é considerado seguro para que o doador desenvolva anticorpos, o tatuado poderá realizar a doação. Esse foi o caso de Lucas Marri, de 28 anos. Doador desde os 20, o empresário acatou todas as normas de doação. ?Respeitei um prazo superior aos 12 meses após a tatuagem, eu sabia da restrição por sempre responder os questionários no ato da doação?, afirmou.

Fernando Craviée, doador frequente, também conhece as normas dos hemocentros e, aproveita para orientar outras pessoas sobre o assunto. ?Tem muito amigo meu que quer doar, mas por fazer muitas tatuagens, acabam por não poder?, comenta o publicitário.

Tatuado ou não, o procedimento de doação é o mesmo. ?Na triagem, eles fazem perguntas e acreditam na boa intenção da pessoa. Ou seja, vai do senso de responsabilidade de cada um informar o tempo da última tatuagem?, completa Fernando.

Veja como doar sangue ao Hemocentro de BH.