Sujeira em carros da Uber pode render multas de até R$ 350 ao usuário
Situação deve ser comprovado pelo motorista com fotos e recibos da prestadora do serviço
Glitter, purpurina e vários outros
brilhos são os queridinhos para a produção de Carnaval, mas eles podem trazer
alguns custos a mais e não esperados durante a folia. É que a Uber pode cobrar
dos passageiros uma taxa extra de limpeza caso o usuário suje o carro do motorista
com restos de maquiagem, bebidas derramadas ou "fluidos corporais". Os valores vão
de R$ 50 a R$ 350 de acordo com a gravidade da situação.
Para conseguir repassar ao motorista o valor do custo com a limpeza, a Uber exige que o parceiro cadastrado não prossiga com outras viagens depois do ocorrido, envie uma foto da sujeira e um recibo oficial do serviço realizado em até 3 dias úteis após a viagem, que deve conter o CNPJ do prestador da limpeza e a placa do veículo cadastrado na plataforma. “Dependendo da gravidade da situação, poderemos cobrar do usuário e te [o motorista] pagar pelos custos de limpeza”, escreveu a Uber em manual com dicas para os parceiros.
O passageiro será notificado pelo aplicativo caso seja acusado de ter sujado o carro e causado custos de limpeza ao motorista, mas o usuário terá a chance de contestar o valor cobrado.
As avaliações de taxa de
limpeza serão determinadas pelos seguintes níveis de gravidade:
- Por pequenos danos no interior ou exterior do
veículo (derramamento de bebida ou comida, sujeira, etc.) podem ser cobrados
até R$ 50
- Por danos moderados à parte interna ou externa
do veículo (derramamentos de bebidas ou alimentos no exterior do veículo, etc.)
podem ser cobrados até R$ 80.
- Por danos moderados no interior do veículo
(derramamentos maiores de bebidas ou alimentos sobre tecido ou outras
superfícies de difícil limpeza) podem ser cobrados até R$ 200.
- Por danos grandes envolvendo fluidos corporais no interior do veículo podem ser cobrados até R$ 350.
- Por incidentes que exijam limpeza entre a janela
e porta ou nas saídas de ar, podem ser cobrados até R$ 350.
Manual
Além dos detalhes sobre como proceder em casos de sujeira nos veículos, a empresa também divulgou por e-mail e no site manuais de comportamento para os passageiros e motoristas. As dicas vão desde conferir se não deixou nenhum objeto dentro do carro a evitar toque e brincadeiras que podem ser mal interpretadas.
Leia algumas dicas para o usuário abaixo e o manual na íntegra no site da Uber.
#1. Lembre-se de que o motorista-parceiro da Uber é o verdadeiro herói deste Carnaval. Agradeça pela viagem em segurança
#2. Evite toques e brincadeiras que possam ser mal interpretados pelo motorista. Ele merece todo o respeito
#3. Atenção com glitter e maquiagem dentro do carro. Sujeira pode gerar uma cobrança extra para limpeza
#4. No meio da multidão? Procure um local mais calmo e, por mensagem ou ligação, não deixe de combinar o exato ponto de encontro
#5. No app, você pode compartilhar o status das suas viagens com quem você quiser para acompanhar seu trajeto em tempo real
#6. Para sua própria segurança, não faça viagens fora da plataforma. Com a Uber, as viagens são monitoradas via GPS e têm seguro para acidentes pessoais
#7. Pegou o celular? A carteira? A fantasia? Antes de descer do veículo, verifique se não esqueceu nada. Se esquecer, tente contato com o motorista aqui, ou avise a gente por aqui
#8. Nunca deixe de denunciar pelo app ou pelo site help.uber.com qualquer situação inconveniente. Nossa equipe está à sua disposição durante todo o Carnaval, 24h por dia