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Startups vão propor soluções para mapear perfil e satisfação do turista que visita BH

As oito empresas selecionadas durante o Hackatur também têm que criar alternativas para divulgar a cultura mineira



Créditos da imagem: Divino Advincula/PBH
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Redação Sou BH
13/08/18 às 21:43
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

Nesta segunda-feira (13) foi dado o pontapé inicial do Hackatur, proposta da Belotur para implementar soluções no segmento turístico de Belo Horizonte. A partir de agora, as startups inscritas devem desenvolver seus projetos com ideias inovadoras para os desafios propostos, além de apresentá-los para a banca avaliadora composta por representantes da Belotur, Sebrae, BH Airport e AMPRO, no dia 22 de agosto. 

Os oito selecionados farão parte de um programa de aceleração até outubro.

Segundo o presidente da Belotur, Aluizer Malab, o foco dos desafios e do Hackatur será no crescimento do turismo de BH. "Acho que a gente precisa intensificar cada dia mais essa vocação de BH para a inovação e intensificar o turismo inteligente dialogando com a cidade. Por isso vamos fazer muitas coisas para a valorização do próprio distrito de inovação da capital. Afinal, queremos que os desenvolvedores e empreendedores fiquem em BH".


Reprodução/SouBH

Com o objetivo de gerar novos modelos de negócio e propor ideias criativas para o turismo de BH, as duas empresas parceiras do evento – BH Airport e AMPRO – lançaram dois desafios a serem solucionados pelas startups participantes.

BH Airport

O desafio da empresa é valorizar a cultura mineira sob a ótica dos visitantes que passam pelos terminais e conseguir conectar o turista com o que acontece em BH e região. A ideia é expandir essa conexão para além do aeroporto, que já possui experiências gastronômicas e culturais focadas em Minas.

De acordo com o responsável pelas relações institucionais da BH Airport, Cristiano Jardim, a empresa quer criar uma relação mais profunda com os usuários do aeroporto. “Queremos saber quem é o passageiro, o que ele gosta de fazer, quais são seus hábitos e preferências. O objetivo é criar esse perfil e utilizar os dados para entender o desafio e criar soluções inteligentes para isso”.

AMPRO

Já para a AMPRO, o desafio é mensurar a experiência dos turistas na capital. A empresa precisa avaliar melhor os eventos feitos em BH e a satisfação dos visitantes que participam destas ações.

Segundo a empresa, o principal nos projetos deve ser a metodologia de avaliação e a compreensão do que o turista precisa. Além disso, a AMPRO também busca ferramentas que ajudem a melhorar a experiência dos usuários, não somente entende-la.

Como funciona

Na disputa serão realizados dois desafios simultaneamente: os participantes deverão criar soluções para os problemas apresentados pela BH Airport e pela AMPRO. As startups interessadas estão livres para escolher uma das opções ou participar das duas.

Esses desafios serão trabalhados pelas equipes selecionadas para que soluções sejam desenvolvidas ao longo do programa, por meio da execução de três etapas.

- Primeira etapa: lançamento dos Desafios (13 de agosto) - Pitch’s dos projetos (22 de agosto). Compreende as batalhas de pitches de até três minutos cada, para a banca avaliadora selecionar até oito startups que participarão da segunda etapa para refinamento das soluções.

- Segunda etapa: aceleração dos Projetos Selecionados - com duração de até 80 horas, consiste na realização de sessões de workshops e mentorias com especialistas para o desenvolvimento e o amadurecimento das soluções/propostas que serão alvo da terceira etapa.

- Terceira etapa: evento final (30 de outubro), em que até oito projetos serão apresentados para a banca e potenciais investidores, também em formato de pitches com duração de cinco minutos. Serão escolhidos os dois melhores projetos.

O evento de encerramento contará com a participação de investidores-anjo. O primeiro colocado do desafio da AMPRO receberá R$ 5 mil, já o primeiro lugar do desafio da BH Airport ganhará um voucher para participar de um dos principais eventos de inovação no Brasil, entre os dias 5 e 7 de novembro. Todas as oito empresas finalistas receberão certificados de participação.