FecharX

Sondagem aponta solo viável para ampliação do metrô em BH

<p>Perfurações devem ser concluídas na próxima semana</p>



Créditos da imagem: naSavassi/Bruno Fonseca
Main sondagem para metro
naSavassi/Bruno Fonseca
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

A sondagem de subsolo para as obras de expansão do metrô em Belo Horizonte apontou que a cidade tem potencial para novas linhas, subterrâneas e de superfície. As análises iniciais demonstram que o solo tem boas características mecânicas e não impede as obras do metrô.

As perfurações devem ser concluídas na próxima semana. Já as avaliações geotécnicas em laboratório continuam ao longo do primeiro semestre deste ano.

Pelas primeiras análises, os únicos trechos que podem causar maiores dificuldades para a construção do metrô são os mais próximos ao Ribeirão Arrudas. No caso da linha 3, que será totalmente subterrânea, a estação Lagoinha vai ficar muito próxima ao ribeirão, que contém rochas menos resistentes. A solução seria fazer a obra em uma profundidade maior.

Já a linha 2 do metrô, que será construída a partir da linha 1, ligando o Calafate ao Barreiro, também começará próxima ao Arrudas, mas será toda de superfície.

A sondagem começou em setembro de 2012 no centro de Belo Horizonte. Ao todo, estavam previstos cerca de 150 furos de sondagem.

Foto: naSavassi