FecharX

Sobretaxa na conta de água é adiada

Copasa decidirá em junho se a tarifa de contingência será implementada



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 184310 falta de agua
Os reservatórios que abastecem a capital mineira se mantêm estáveis
Redação Sou BH
13/05/15 às 20:36
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

Foi adiada para junho a decisão sobre a tarifa extra na conta de água dos moradores de Belo Horizonte e região metropolitana, que está sendo elaborada pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae/MG).

Segundo a Copasa, é necessário um aprofundamento dos estudos dos riscos inerentes à adoção de racionamento e das estratégias para contenção do consumo de água, visando minimizar disparidades, impactos e reflexos para a população.

A medida seria aplicada a todos os moradores, de forma que todas as faixas de consumo teriam uma tarifa extra, e para diminuição do valor do conta, a população deveriam controlar o consumo, se enquadrando em uma faixa mais baixa.

No momento, os reservatórios que abastecem a capital mineira se mantêm estáveis, e de acordo com a empresa, se a economia feita pela população continuar, aliada às outras ações do Governo, pode ser que a sobretaxa não seja implementada.

Uma das novas propostas, é a construção de uma captação no Rio Paraopeba, em Brumadinho, para tratar a água do Sistema Rio Manso.