FecharX

Quinto óbito por febre amarela em Nova Lima faz prefeitura declarar situação de emergência

Mais um morador da cidade teve óbito confirmado em decorrência da doença, que ainda tem mais três casos sob investigação



Créditos da imagem: Divulgação/Facebook
Main 134859 nova lima 1
Redação Sou BH
17/01/18 às 14:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

A cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, declarou na tarde de terça-feira (16) situação de emergência em saúde pública em decorrência do surto de febre amarela no município. 

Até o momento, já foram confirmadas cinco mortes causadas pela doença, o mesmo número de casos registrados, totalizando 100% de letalidade. Outros três casos estão sob suspeita e ainda estão sendo analisados de acordo com o protocolo de febre hemorrágica, que pode diagnosticar doenças como dengue, febre amarela, hantavírus, febre maculosa, leptospirose e hepatite A.

A última vítima da febre amarela em Nova Lima era do sexo masculino, tinha 41 anos e morava no bairro Cascalho. O homem morreu no dia 11 de janeiro e a confirmação da doença veio na última terça-feira, quando foi declarada situação de emergência.

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima, o órgão já realizou a vacinação nos locais onde as pessoas com casos confirmados e suspeitos moravam ou moram. "Além de reforçar a visitação em residências e comércios para verificação e tratamento de possíveis criadouros do mosquito, a prefeitura realiza campanhas educativas e verificação das casas nas zonas rurais. A Prefeitura de Nova Lima informa que já tem 96% da população imunizada, mas pretende chegar a 100%", informa a nota da prefeitura. 

Detalhamento dos casos

- Total de casos identificados: 5
Bairros: Honório Bicalho, Galo, Santa Rita (2 casos), Cascalho

- Óbitos confirmados por febre amarela: 5
Bairros: Honório Bicalho, Galo, Santa Rita e Cascalho

- Casos suspeitos em acompanhamento: 3
Bairro: Santa Rita, Mata do Engenho (próximo a Macacos) e Alto do Gaia