FecharX

SES promove campanha de vacinação

<p>A imunização contra a gripe começa na terça-feira (22) em todos os municípios mineiros</p>



Créditos da imagem:
Main vacina campanha minas 22 bh
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Na próxima terça-feira (22), começa a Campanha anual de Vacinação contra a Gripe, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde. A vacina estará disponível nos centros de saúde de todos os municípios até o dia 09 de maio.

A meta é imunizar 80% das 5 milhões de pessoas que compõem o grupo prioritário em Minas Gerais, isto é pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais e a população privada de liberdade. Este ano, a campanha foi ampliada para as crianças e serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos.

A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. E também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.
 
Segundo a coordenadora de Imunização da SES-MG, Tânia Brant, a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.

Quem tomou a vacina no ano passado tem que tomar este ano outra vez, porque a vacina é anual. Depois de seis meses que a pessoa tomou a vacina, ela começa a perder a potência, a possibilidade de proteção.
 
Fonte: Agência Minas