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UFMG anuncia reforço na segurança do campus Pampulha após série de assaltos

Nas últimas semanas, diversos casos de roubo foram registrados dentro da universidade



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Redação Sou BH
27/08/17 às 17:03
Atualizado em 01/02/19 às 19:05

A reitoria da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) informou que reforçará a segurança no campus Pampulha. A medida foi anunciada após seguidos casos de assaltos registrados no interior da universidade.

"Medidas foram colocadas em prática, entre elas a intensificação das rondas motorizadas da equipe responsável pela segurança universitária, realização de vigilância nos ônibus de circulação interna, melhoramentos no sistema de iluminação das áreas de circulação e ampliação da cobertura de câmeras", afirmou, por nota (veja na íntegra abaixo), a UFMG.

A reitoria ainda informou que o campus possui "mais de 1.300 câmeras, interconectadas a uma central de monitoramento que opera 24 horas por dia", e que mantém contato permanente com a Polícia Militar que, quando solicitada, vai à universidade assessorar na segurança do espaço.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) se reuniu com a reitoria na última quinta-feira, quando se comprometeu a publicar um formulário para a identificação dos pontos mais críticos em iluminação e, a partir desse levantamento, fazer um relatório para a administração geral da UFMG.

O anúncio de reforço na segurança ocorreu após o próprio diretório alertar para a alta de assaltos. "O DCE alerta a comunidade sobre o surto de violência, assaltos e roubos que têm ocorrido no campus Pampulha nas últimas semanas. Hoje recebemos mais três relatos de casos gravíssimos: dois roubos de carros e um de roubo de moto dentro no campus", afirmou, por nota divulgada no último dia 23.

Nota UFMG:

A segurança nos espaços da UFMG é pauta prioritária. A Reitoria informa que, em razão dos últimos episódios de violência registrados em agosto no campus Pampulha, medidas foram colocadas em prática, entre elas a intensificação das rondas motorizadas da equipe responsável pela segurança universitária, realização de vigilância nos ônibus de circulação interna, melhoramentos no sistema de iluminação das áreas de circulação e ampliação da cobertura de câmeras. O campus Pampulha possui mais de 1.300 câmeras, interconectadas a uma central de monitoramento que opera 24 horas por dia.

Além disso, a UFMG mantém contato permanente com a Polícia Militar de Minas Gerais que, quando solicitada, vem ao campus Pampulha, e também para assessorar a Universidade em medidas destinadas colaborar com a ampliação da segurança. A UFMG tem sua própria estrutura de segurança, cujo pessoal efetua ronda por todo espaço do campus Pampulha, mas conta com o apoio das demais forças policiais para o enfrentamento das questões de segurança pública.

A Reitoria está, ainda, mantendo reuniões com entidades que representam os segmentos da comunidade universitária para receber sugestões e discutir possíveis encaminhamentos.

Todas essas iniciativas integram o Plano Diretor de Segurança Universitária estabelecido pela UFMG em 2009

Nota DCE (divulgada dia 25/08/2017)

Ontem, em reunião com a reitoria, foi garantido ao DCE UFMG - Gestão Muda que a administração da universidade está ciente do preocupante panorama vivido no campus Pampulha. A reitoria disse que está preparada para acolher e dialogar as demandas de segurança da comunidade universitária e que irá se pronunciar, o mais rápido possível, com as soluções e encaminhamentos.

Fizemos exigências mínimas para a possível diminuição imediata dos problemas enfrentados, diariamente, pela comunidade e a reitoria se comprometeu a tentar viabilizá-las. As demandas exigidas foram estas:

- Seguranças da UFMG acompanhando as viagens do ônibus interno;

- Maior frequência do interno nos horários de maior movimento e no turno noturno;

- Melhoria imediata da iluminação no campus (poda de árvores que comprometem a iluminação, troca de lâmpadas queimadas e possível troca de lâmpadas amarelas por lâmpadas brancas de LED);

- Melhoria e intensificação das rondas no campus.

Além disso, o DCE assumiu a responsabilidade de publicar um formulário, para a identificação dos pontos mais críticos em iluminação e compilaremos em um relatório que será enviado e utilizado pela administração geral, para realizar as melhorias.