FecharX

Segurança pública passa a contar com reforço

<p>Objetivo é intensificar trabalho preventivo e ostensivo nas ruas da RMBH</p>



Créditos da imagem:
Main policia
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

A Polícia Militar de Minas Gerais lançou, na última quarta-feira (19), os três novos batalhões da corporação, que têm como principal finalidade intensificar o trabalho preventivo e ostensivo nas ruas da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, serão cerca de mil policiais a mais realizando este tipo de trabalho operacional.

A medida faz parte do conjunto de ações que visam reforçar a segurança pública no Estado, anunciado no dia 17 pelo governador Antonio Anastasia. Agora, a população mineira passa a contar com dois batalhões denominados Metrópole ? direcionados à prevenção e repressão nas ruas ? e o Batalhão Acadêmico, voltado à parte prática do curso de formação de oficiais.

Os três novos batalhões passam a operar por meio de ações conjuntas. Após a realização da solenidade, os policiais foram imediatamente deslocados para as primeiras operações nas ruas de Belo Horizonte. Além disso, os batalhões vão contar com 60 viaturas básicas para radiopatrulhamento, 21 bases comunitárias móveis para atendimento à população e dois veículos de transporte da tropa para operações.

Mais policiais nas ruas

Cerca de 800 policiais, incluindo oficiais da inteligência da Polícia Militar e da administração, vão integrar os dois batalhões Metrópole ? denominados Minas e Gerais. Eles vão atuar na prevenção e repressão nas ruas, realizando um mapeamento das áreas de maior necessidade da atuação policial. A partir de agora, esses militares irão dividir as atividades administrativas com as operacionais. O Batalhão Metrópole Minas será comandado pelo tenente-coronel Daniel Garcia Alves, enquanto o Gerais ficará sob o comando da tenente-coronel Lirliê Aparecida de Souza Alves.

Além disso, outros 163 alunos do curso de formação de oficiais vão atuar no Batalhão Acadêmico Fernão Capelo, que será comandado pelo tenente-coronel Hércules de Paula Freitas. Eles vão realizar a parte prática do curso no exercício da atividade policial de forma preventiva, em conjunto com os Batalhões Metrópole. Os alunos do curso de formação de oficiais atuarão em pontos base, em itinerários pré-definidos, corredores de segurança e na operação de blitze.

Fonte: Agência Minas