FecharX

Segurança para o príncipe inglês na Copa

<p>Belo Horizonte se prepara para receber personalidades internacionais</p>



Créditos da imagem:
Main 0605 copa harry seguranca
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

O Mineirão (Av. Abrahão Caram, 1001 - Pampulha) recebe 97 novas câmeras para a Copa do Mundo Fifa a partir de hoje (6). A aquisição faz parte do esquema de segurança para o torneio.

A expectativa do evento é atrair, além de turistas, algumas personalidades internacionais ao Brasil. Especula-se que uma das personalidades que virão a Belo Horizonte é o príncipe Harry, um dos herdeiros do trono da Grã-Bretanha. Uma comitiva precursora da família real britânica esteve ontem (5) na capital mineira para traçar os passos do representante real.

No dia 24 de junho, a Inglaterra enfrenta a Costa Rica no terceiro jogo do time na primeira fase. A comitiva real visitou locais e fez trajetos simulando onde o representante da família real deve passar, como o aeroporto, o estádio, restaurantes, hotéis e aposentos.

Minas Gerais vem recebendo nos últimos dias diversas comitivas e empresas contratadas para organizar a visita de grandes personalidades, chefes de Estado, importantes executivos e autoridades internacionais.

Durante a solenidade de lançamento do sistema de videomonitoramento, a Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa havia anunciado que até o Mundial mais 67 câmeras seriam instaladas ao redor do Mineirão e no trajeto entre o estádio e a região hospitalar. Elas se somariam às 195 câmeras de monitoramento que existem atualmente em BH. Ao todo, serão 262 câmeras na capital mineira até a Copa. Para o segundo semestre, está prevista a instalação de outros 128 pontos de vigilância eletrônica na cidade.

Segurança Nacional

Com o objetivo de conter atos terroristas e até a violência nas manifestações programadas para o período da Copa do Mundo, o governo montou um esquema de segurança, envolvendo as pastas da Defesa, da Justiça e a da Casa Civil, que funcionará durante o mundial que ocorre em junho.

O esquema para a Copa inclui até a participação da presidente Dilma Rousseff, a quem cabe, constitucionalmente, a tarefa de dar a palavra final de atuação das Forças Armadas em casos extremos, como os de ataques terroristas, por exemplo.

Na abertura e no encerramento da Copa do Mundo, o espaço aéreo de São Paulo e Rio de Janeiro será fechado 3 horas antes do início da festa e 4 horas após. Para as partidas da primeira fase da competição, nas 12 cidades-sede, inclusive Belo Horizonte, o tempo de restrição começa uma hora antes do início do jogo e vai até 3 horas depois do início da partida. Nas demais fases, o espaço aéreo será fechado uma hora antes e até quatro horas depois. Nas áreas restritas, voarão caças, helicópteros, aviões-radar e que reabastecem as aeronaves no ar.

Considerando as três forças, 57 mil militares foram mobilizados para atuar pela defesa nas cidades-sede. De acordo com o Ministério da Defesa, 21 mil militares ficarão de prontidão na chamada força de contingência e, em caso de ?pico de crise na segurança?, só serão acionados com a autorização da presidente.

harry-cup-interna
Harry pode ser o representante da família real britânica no jogo em Belo Horizonte