FecharX

Boatos sobre botulismo e salsicha contaminada em Viçosa são infundados, diz Secretaria de Estado de Saúde de MG

Órgão diz que não procede a informação de que a FUNED teria recebido lote das salsichas para análise do suposto surto



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 204518 salsicha surto botulismo vicosa
Redação Sou BH
10/07/15 às 21:05
Atualizado em 01/02/19 às 19:20

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclareceu, na última quinta-feira (9), que os boatos sobre um possível surto de botulismo em Viçosa são infundadas. O assunto foi bem comentado nas redes sociais nos últimos dias e acabou ganhando proporção.

A Secretária informou que não há qualquer indício de ocorrência de botulismo em relação a esse caso específico e que foi realizada uma busca ativa de casos suspeitos de botulismo em hospitais da região e não foi encontrada nenhuma evidência que comprovasse qualquer suspeita. 

A SES-MG salienta que "também não procede a informação de que a FUNED teria recebido lote das salsichas para análise do suposto surto."

Confira a nota da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)

"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que as informações sobre surto de botulismo em Viçosa são infundadas. Não há qualquer indício de ocorrência de botulismo em relação a esse caso específico. Ressaltamos que foi realizada uma busca ativa de casos suspeitos de botulismo em hospitais da região e não foi encontrada nenhuma evidência que comprovasse qualquer suspeita. Por fim, também não procede a informação de que a FUNED teria recebido lote das salsichas para análise do suposto surto. Esclarecemos que as Vigilâncias Sanitárias, tanto em nível estadual, quanto municipal estão em constante monitoramento e em alerta para possíveis ocorrências. Análises podem ter sido feitas, mas como parte do Programa de Monitoramento da Qualidade de Alimentos do Estado de Minas Gerais (ProgVisa) e das ações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, ou seja, investigações de rotina das Vigilâncias em Saúde nos níveis municipal, regional e estadual."