FecharX

Samu passará a ser regional em Minas Gerais

<p>Rede de urgência e emergência vai atender 6,3 milhões de pessoas em 103 municípios mineiros</p>



Créditos da imagem: Divulgação/PBH
Main samu
Divulgação/PBH
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

O atendimento de urgência e emergência em Minas Gerais promete ser mais rápido com a implantação da Rede de Urgência e Emergência Macro Centro. A Rede, que vai atender a 103 municípios, com população estimada em 6.357.604 milhões de pessoas, entrará em funcionamento no primeiro trimestre de 2014.

?Até há pouco tempo, tratava-se de um programa municipal, no qual apenas os municípios de grande porte tinham acesso ao Serviço Móvel de Urgência. Com a implantação da Rede de Urgência e Emergência Macro Centro, o SAMU passará a atender a todos os cidadãos. Essa decisão vai mudar a qualidade assistencial, colaborar para desafogar o polo, que é Belo Horizonte, e, principalmente, ordenar a agilidade no atendimento, levando o paciente não só para o lugar mais rápido, mas também para o lugar certo?, garantiu o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

A Rede Macro será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal Aliança, que vai organizar o atendimento de urgência e emergência dos 103 municípios. Em primeiro momento, o SAMU Regional Macro Centro irá funcionar na Central de Belo Horizonte, até a conclusão das obras da nova sede, que ficará no bairro Gameleira.