FecharX

Saiba como diminuir o consumo em aparelhos elétricos

Reduzir o tempo de uso e verificar a potência dos equipamentos são algumas dicas da Cemig



Créditos da imagem: Pla2na/Shutterstock.com
Main 200216 shutterstock 1016332711
Redação Sou BH
25/09/18 às 14:27
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

Em períodos com grandes variações de temperaturas, como aqueles em que a sensação de frio e calor se alternam entre o dia e a noite, é comum que aparelhos com fins distintos (que esfriam o o ambiente ou ajudam a aquecer) sejam usados no mesmo dia. Para otimizar o consumo e economizar, confira dicas da Companhia Energética de Minas Gerias (Cemig).

No calor

O ar condicionado é um dos equipamentos mais usados para amenizar o calor. Mas, segundo o engenheiro de soluções energéticas Luciano Barreto, da Cemig, o aparelho pode significar um custo alto na conta, mesmo nas versões mais modernas e eficientes. 

“O consumo de energia depende basicamente de duas variáveis: potência do equipamento, medida em watts, e tempo de utilização, calculado em horas. Um modo de economizar energia ao usar o ar condicionado é reduzir o tempo de funcionamento desse aparelho”, explica o engenheiro. Luciano recomenda, ainda, que, ao comprar, o consumidor dê preferência àqueles com selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A” – considerados mais eficientes. 

Apesar de ter menor potência que o ar condicionado, o ventilador também deve ser usado com cautela.

No frio

Nessa época, o chuveiro elétrico no modo inverno é a opção mais comum, mas pode ser um perigo para o bolso. “Na posição verão, o chuveiro promove uma economia de até 30% se comparado com a posição inverno. Além isso, o ideal é que os banhos não sejam tão prolongados, diminuindo o tempo de uso do aparelho”, esclarece o engenheiro. 

Colocar roupas e calçados para secar atrás da geladeira é um hábito que deve ser evitado pois desperdiça energia e proporciona riscos de choque elétrico. 

Potência

Além de controlar o tempo de uso, o consumidor pode verificar a potência dos aparelhos, que está descrita no selo do Inmetro, junto ao equipamento.

Outros cuidados

  • Instale o ar condicionado em local alto, com boa circulação de ar, e protegido da luz solar;
  • Utilize a função sleep do ar-condicionado, que eleva a temperatura automaticamente de hora em hora durante as horas de sono. Isso mantém o conforto do ambiente e reduz o consumo;
  • Em caso de queima da resistência do chuveiro, troque-a imediatamente. Nunca reaproveite a resistência queimada;
  • Troque chuveiros muito antigos por versões mais novas, com selos de eficiência;
  • Sempre desligue os equipamentos quando não estiverem sendo utilizados.

Com Cemig