FecharX

Saiba como ajudar as vítimas do terremoto no Nepal

A ajuda humanitária está chegando de vários locais do mundo



Créditos da imagem: UNICEF - Nybo
Main 195817 nepal unicef   nybo
UNICEF - A entidade está financiando o atendimento a crianças atingidas pelo terremoto
Redação Sou BH
28/04/15 às 20:21
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

No último sábado (25) um forte terremoto atingiu o Nepal, deixando mais de 5 mil mortos e pelo menos 10 mil feridos, segundo último balanço do Centro Nacional de Operações de Emergência do país. Estima-se que 300 mil turistas estavam visitando o país, já que esta época é alta temporada no Nepal.

Várias Organizações Não-Governamentais (ONGs) começaram a recolher doações para ajudar a população atingida pelo terremoto. A ajuda humanitária está chegando de vários locais do mundo. Países estão enviando água, comida, remédios, equipes especializadas e tendas para acolher os desabrigados.  

O primeiro-ministro nepalês, Sushil Koirala informou que espera mais ajuda internacional, já que as autoridades do país têm capacidades limitadas e quase 90% do Exército nepalês está empenhado em missões de busca e resgate.

Veja como contribuir para os organizações que estão enviando suprimentos e voluntários ao local da tragédia:

Cruz Vermelha - Segue com campanha em prol das vítimas do Terremoto do Nepal. Todo o recurso arrecadado será enviado para apoiar financeiramente as ações nas áreas afetadas. Doações pelo site, ou via depósito bancário. 

Informações: www.cruzvermelha.org.br

UNICEF - A entidade está financiando o atendimento a crianças atingidas pelo terremoto. O esforço se concentra no abastecimento de água, alimentos e atendimento à saúde. Pode-se doar pelo site da organização, fazendo uma contribuição de qualquer valor, por meio de cartão de crédito ou débito em conta, enviar SMS com a palavra “UNICEF” para o SMS 27146, neste caso, o UNICEF entrará em contato para acolher a doação; ou pela central de atendimento, no número 0800 605 2020.

Informações: www.unicef.org.br

Médicos Sem Fronteiras - A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) está enviando pessoal médico e itens de primeira necessidade. Doações on-line, em qualquer valor, débito automático, cartão de crédito ou boleto bancário.

Informações: www.msf.org.br

Exército da Salvação - O dinheiro arrecadado é usado para comprar roupas, tendas e produtos de higiene.

Informações: www.exercitodoacoes.org.br

Save The Children – A ONG está trabalhando para dar assistência às crianças e famílias atingidas pelo terremoto. Doações de qualquer valor pela internet, cartão de crédito ou PayPal

Informações: secure.savethechildren.org

Global Giving - Entidade criou um fundo para a ajuda humanitária imediata ao Nepal. Doações de qualquer valor pela internet, cartão de crédito ou PayPal

Informações: www.globalgiving.org

Handicap Internacional - Entidade está no Nepal desde 2000 e possui 47 pessoas que estão ajudando hospitais locais. 

Informações: handicapinternational.nationbuilder.com

The World Food Programme - Organização está providenciando alimentos aos necessitados. Doações de qualquer valor pela internet, cartão de crédito ou PayPal. 

Informações: give.wfp.org

Care - Organização internacional que luta contra a pobreza global. Está levantando doações para fornecer comida, água e abrigos aos necessitados. Doações de qualquer valor pela internet, cartão de crédito, cheque ou PayPal.

Informações: my.care.org

Live To Love: Organização internacional sem fins lucrativos que atua na área de educação, serviços médicos, ajuda humanitária, preservação ambiental e outros. Arrecada doações para comprar kits de primeiros socorros, suprimentos médicos, comida e água. Para contribuir é necessário enviar um e-mail para brazil@livetolove.org.

Vinícius Santos - brasiliense e representante comercial que, com a ajuda de amigos organiza o envio de medicamentos, alimentos e itens de necessidade básica para serem levados ao local da tragédia, onde a mulher dele, a auxiliar de chancelaria Thaís de Mello Santos, está em missão pelo Ministério das Relações Internacionais.

As pessoas que tiverem interesse em ajudar as vítimas do terremoto no Nepal podem entrar em contato com Vinícius Santos por meio do telefone (61) 8402-2848, ou com Lesley Ishii (61) 9818-1555.

Outras ações

O Facebook prometeu incluir no topo do segmento de "notícias" uma opção de doação para a International Medical Corps, grupo que tem administrado o trabalho das unidades de apoio na região.

A Apple está convidando os usuários do iTunes para doar quantias à Cruz Vermelha Americana com o intuito de ajudar o Nepal. O recurso adicionado pela empresa de Cupertino permite que os usuários doem valores que variam entre US$ 5 e US$ 200.

Rastreamento de Desaparecidos

Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) - lançou uma plataforma on-line para rastrear os milhares de pessoas que estão desaparecidas. O serviço de localização de famílias publica listas de nomes e informações sobre pessoas que estão seguras e bem, pacientes de hospitais, pessoas que estão à procura de parentes, pessoas procuradas ou aquelas que estão mortas.

Confira a lista aqui: familylinks.icrc.org/nepal

Facebook - lançou sua ferramenta de Verificação de Segurança para o Nepal como maneira de tranquilizar a família e os amigos de alguém que está em uma das áreas afetadas pelo terremoto. O serviço envia uma mensagem para os usuários perguntado se eles estão bem e se desejam verificar algum amigo.

Informações: facebook.com/safetycheck/nepalearthquake/

Google – O Google Person Finder, lançado pela primeira vez após o terremoto de 2010 no Haiti, usa SMS para permitir que qualquer pessoa procure ou atualize informações sobre desaparecidos.

Informações: google.org/personfinder

Empresas de telecomunicações e de tecnologia como a Apple, Microsoft e T-Mobile juntaram-se ao esforço de socorro ao isentar tarifas de chamadas e de texto, facilitando doações ou fazendo doações.

Saiba mais sobre o terremoto

O terremoto, de magnitude 7,8, foi o mais violento dos últimos 80 anos no país e provocou vários tremores secundários, além de diversos deslizamentos como no monte Everest, causando o falecimento de 18 pessoas no início da temporada de alpinismo. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), oito milhões de pessoas foram afetadas pelos tremores no Nepal e mais de 1,4 milhão de pessoas necessitam de comida, água e abrigo. Quase um milhão de crianças precisam de ajuda urgente, segundo o Fundo para Crianças das Nações Unidas (Unicef).