FecharX

Rompimento de barragem em Brumadinho evacua Inhotim

Estrada que dá acesso ao município está totalmente bloqueada



Créditos da imagem: Divulgação/CBMMG + Divulgação/Inhotim
Main 173756 inhotim
Redação Sou BH
25/01/19 às 20:33
Atualizado em 01/02/19 às 19:02

Uma barragem de rejeitos da mineradora Vale, em Brumadinho, se rompeu no início da tarde desta sexta-feira (25). Além de vários estragos provocados pelo desastre, que deixou 200 desaparecidos e atingiu o rio Paraopeba, funcionários e visitantes do Instituto Inhotim tiverem que sair às pressas do local. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o km 40 da estrada MG-040, que dá acesso a Brumadinho, está totalmente interditado por causa dos rejeitos que chegaram até o trecho.

O museu divulgou pelo Twitter que, apesar de não ter havido nenhum incidente dentro do local, a evacuação aconteceu por medidas de segurança e já confirmou que não vai abrir durante o fim de semana. O Memorial Minas Gerais Vale também não vai funcionar e volta a funcionar somente na terça-feira (29). 

Rompimento

O Corpo de Bombeiros de Contagem foi acionado por volta de uma da tarde. Ainda não há informação precisa sobre vítimas. Em nota, a Vale informou que os rejeitos da barragem atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. A prefeitura de Brumadinho também pediu, pelas redes sociais, que os moradores mantenham distância do leito do rio Paraopeba.

O Governo Estadual montou uma força tarefa no local do rompimento para acompanhar e tomar as primeiras medidas em relação ao desastre e designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações.

Segundo os bombeiros já foram deslocados para Brumadinho:

05 aeronaves
03 vans (02 do BEMAD e 01 do 2ºBBM)
26 militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD)

Nota da Vale na íntegra

Vale informa sobre rompimento de barragem em Brumadinho, Minas Gerais

A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade. A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas.

*Atualizado em 25/01/19 - às 18:32

Ajuda: Hemominas convoca doadores do tipo O Negativo por causa de tragédia em Brumadinho!