FecharX

Rodoviária recebe ações de combate ao fumo

Campanha de conscientização será realizada pela PBH



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 2908 fumo 20140829123855
Dia Nacional de combate ao fumo em BH
Redação Sou BH
29/08/14 às 12:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

Hoje (29) é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. E em BH, a data será marcada por ações de conscientização promovidas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Neste ano, as atividades serão realizadas no auditório do 2º piso da Rodoviária de Belo Horizonte, das 13h30 às 16h30. A ação será voltada para fumantes em geral e também para o público que frequenta o local.

Estão programadas atividades diversas, como a exibição de um vídeo com dicas para abandonar o cigarro, apresentação de esquetes teatrais pelo grupo Mobiliza SUS-BH e distribuição de kits de saúde bucal. Também serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e abordagem aos fumantes, que poderão fazer uma breve avaliação do grau de dependência e receber orientações sobre como interromper o vício.

O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde está disponível nas unidades de saúde municipais, e pode ser acessado de forma individual ou em grupo. Desde o início do programa, em 2004, a SMSA tem realizado capacitações para profissionais de toda a Rede SUS-BH. Desde então, 105 unidades realizam a abordagem de prevenção ao tabagismo para os usuários. O Hospital das Clínicas também faz parte do programa. Os interessados devem procurar sua unidade de referência para receber orientações. Em 2013, 1.468 usuários realizaram tratamento por meio da abordagem intensiva em grupo e, no primeiro trimestre deste ano, 678 pessoas foram atendidas individualmente ou em grupo.

Os medicamentos que auxiliam no tratamento do tabagismo estão disponíveis nas farmácias distritais, nominais aos pacientes. Os grupos de tratamento do tabagismo possuem êxito de 35 a 40% na Rede SUS-BH. Isso significa que mais de um terço dos participantes que realizam acompanhamento conseguem se manter longe do cigarro por 18 meses ou mais.